Publicidade
Educação
Escola de Iraí apresenta meliponário desenvolvido por estudantes
Projeto do Instituto Estadual Visconde de Taunay visa a preservação de abelhas nativas e é voltado para o aprendizado sobre meliponicultura
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quinta, 21 de novembro de 2024 às 16:48h
Atualizado em: quinta, 21 de novembro de 2024 às 17:09h

O Instituto Estadual Visconde de Taunay, de Iraí, apresentou na tarde desta quinta-feira, 21, seu meliponário. O projeto foi desenvolvido pelos alunos dos primeiros e segundos anos, com a colaboração da direção e de pais de um estudante.

Publicidade

O meliponário abriga colmeias de abelhas sem ferrão, também chamadas de abelhas nativas. O projeto tem como objetivo a criação, manejo e conservação dessas abelhas, que enfrentam riscos devido às enchentes na região. Durante a demonstração, os alunos transferiram própolis e abelhas para caixas específicas para a produção de mel. Estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental acompanharam o processo de perto. O meliponário conta com espécies como a Manduri (Melipona marginata), a Mandaçaia e a Iraí (Nannotrigona testaceicornis). O projeto é coordenado pela professora Vanda Tonial Negrello e pelo corpo diretivo da instituição de ensino.

Mais informações, você confere na edição impressa do dia 30 de novembro. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai