O campus da UFSM de Frederico Westphalen recebeu na quinta-feira, 14, integrantes da aldeia indígena Gengibre da etnia Guarani, localizada em Erval Seco, para o lançamento da história em quadrinhos “Conheça a Tekoá Gengibre”. A ação foi feita durante a manhã para alunos do curso de Jornalismo da universidade.
O lançamento contou com a presença do idealizador da obra, o jornalista Douglas Schuler; o representante da Secretaria do Turismo, Cultura e Desporto de Erval Seco, Juliano do Amaral; o diagramador do gibi, Marcelo Kunz, além de integrantes da Aldeia Gengibre, incluindo o cacique Sandro da Silva, cujo seu nome indígena é “Kuaray’i Mir?”.
A história em quadrinhos teve uma tiragem de 1.000 exemplares e contou com o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, sendo subsidiada pela Lei Paulo Gustavo, que tem como objetivo apoiar projetos culturais inovadores.
A criação conta um pouco sobre o funcionamento da “tekoá”, aldeia no idioma Guarani. A história é narrada pelo “Karai”. pajé da tribo “Mbyá-Guarani”, e pela “Kunha Karai”, esposa do líder indígena. A publicação da obra visa combater o preconceito e a desinformação sofrida pelos povos indígenas, além de destacar a riqueza e o conhecimento ancestral da cultura de uma forma acessível e ilustrada.
A aldeia Gengibre de Erval Seco possui uma área de cerca de 7,5 mil hectares e abriga um dos três grupos do povo Guarani que moram no Brasil, o “Mbyá”.