O Grêmio foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras na noite de sexta-feira, 8, no Allianz Parque, em São Paulo. Apesar do placar magro, o que se viu dentro de campo foi um amplo domínio da equipe alviverde durante toda a partida. Somadas as chances, o Palmeiras obteve mais de 34 finalizações, contra 6 do time gaúcho.
A atuação abaixo do tricolor obrigou o goleiro Marchesín a trabalhar bastante, tornando ele o atleta com mais defesas em uma única partida na competição com 14 intervenções no total. A péssima amostragem foi pauta da coletiva do técnico Renato Portaluppi, que destacou que o esquema mais defensivo colocado em campo não surtiu o efeito esperado.
Situação na tabela
Com a derrota, a distância do Grêmio para a zona de rebaixamento diminuiu de cinco para três pontos, tornando o próximo jogo contra o Juventude (16° colocado) muito importante para o futuro do tricolor. A partida também representa um confronto direto entre duas equipes que lutam contra o rebaixamento para a segunda divisão.
A derrota faria o Grêmio ser ultrapassado na tabela pelo time de Caxias do Sul e juntamente com uma combinação de resultados, igualar a pontuação dos times que hoje se encontram no Z-4. Pensando nisso, o comandante gremista já enfatizou na coletiva pós-jogo contra o Palmeiras que mudará a formatação da equipe para o jogo do dia 20. “Em casa, na frente da nossa torcida, precisamos colocar uma equipe mais ofensiva”, enfatizou Portaluppi.