Visando incentivar que novos empreendedores invistam no município, a Administração de Vista Alegre vem investindo, nos últimos anos, no desenvolvimento do distrito industrial. Localizado nas proximidades da RST-472, o local já conta com algumas empresas instaladas nos galpões, que foram construídos pela prefeitura a partir de um financiamento.
De acordo com o prefeito Zairo Riboli, o objetivo é investir cada vez mais no empreendedorismo local. “Além dos pavilhões construídos, com seis salas disponíveis, o distrito industrial conta com mais 13 terrenos, que queremos disponibilizar para que mais empresas possam vir se instalar aqui. Então, estamos vendo se faremos a construção de novos pavilhões ou se alguém também quiser vir construir, a administração, além de ceder os terrenos, dará todo o aporte, como água, luz, calçamento, enfim toda a infraestrutura necessária. O interesse é que desenvolva o distrito e ele possa ser ocupado por empresas de Vista Alegre ou até mesmo de fora do município. Com certeza, esses investimentos trarão um retorno significativo a médio e logo prazos, principalmente, na geração de empregos e renda”, afirma o gestor.
Ainda, segundo o prefeito, ao lado do distrito industrial será construído um núcleo habitacional, que beneficiará 31 famílias. “Estamos formalizando a lei para fazermos a doação destes 31 terrenos para quem queira construir com recursos próprios ou buscar uma linha de crédito nos bancos”, acrescenta Riboli.
Expansão dos negócios
Formado em Tecnologia em Gestão Comercial e sem conseguir emprego na área, Michel Patrik Rech decidiu tentar a vida em outra profissão: a mecânica. Foi aí que ele abriu, em 2014, no município de Vista Alegre, uma mecânica automotiva. No início, a experiência na área era pouca, mas com o passar do tempo foi se especializando e então a Michel Rech Estética Automotiva hoje é referência para os vista-alegrenses.
Pagando aluguel, Rech iniciou os atendimentos em um pequeno espaço no município, mas devido ao aumento das demandas precisou ampliar, com isso a taxa de aluguel também aumentava, o que deixava as coisas mais complicadas. Quando o empresário soube da possibilidade de se instalar no distrito industrial, logo se manifestou e foi contemplado, e há quatro meses está no espaço disponibilizado pela administração municipal. “Sempre paguei aluguel, agora isento, isso ajuda muito, tanto na compra de novos equipamentos, mas também para melhorar o salário dos funcionários, isso faz toda a diferença”, relata Rech.
A infraestrutura dos galpões também chama a atenção pela qualidade e facilita o atendimento ao público. “Aqui a estrutura é ampla e moderna, isso agiliza no trabalho, dá mais conforto, o serviço fica com mais qualidade. Estamos atendendo todos os tipos de seguradoras, carros de pequeno porte e veículos leves e nosso objetivo é cada vez mais atender maiores demandas”, finaliza o empresário.
Apoio que faz a diferença
Instalada no fim de julho, a empresa Boa Fé atua com toda a linha metal mecânica, estruturas metálicas, janelas, portas, corrimãos e demais estruturas em metal. Um dos proprietários, Alex Zancan, é morador de Palmitinho, mas quis investir no município de Vista Alegre pelo projeto da prefeitura em disponibilizar os galpões. “Resolvemos vir para Vista Alegre, pois o prefeito nos deu esse apoio, nossa preferência é não pagar aluguel, pois esse valor que economizamos da locação ajuda no crescimento da empresa, assim investiremos em equipamentos, e a longo prazo vamos melhorar cada vez mais nosso trabalho e também a qualidade dos serviços entregues aos clientes”, afirma Zancan.