O prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, e o vice-prefeito, Elisandro da Silva, participaram de audiência nesta quarta-feira, 23, onde foi anunciada a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Misto, em Palmitinho. O anúncio ocorreu em Porto Alegre, durante encontro com o deputado estadual Cláudio Tatsch e o assessor parlamentar, Gervásio Santana, que é palmitinhense. Também esteve presente o prefeito de Taquaruçu do Sul, Luiz Blanco Alves.
A unidade terá sede em Palmitinho e atenderá outros três municípios da microrregião, como Pinheirinho do Vale, Vista Alegre e Taquaruçu do Sul. As tratativas para implementação da unidade estão em fase final, sendo encaminhadas diretamente pelo parlamentar com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.
O próximo passo será a assinatura de convênios do Corpo de Bombeiros Militar com as prefeituras das quatro cidades envolvidas no projeto. Um caminhão para a guarnição e uma caminhonete para uso dos bombeiros de Frederico Westphalen também devem ser liberadas para servir as unidades. "Esses municípios enfrentam significativos prejuízos devido a incêndios que, por falta de um Corpo de Bombeiros local, não podem ser controlados de maneira eficiente e oportuna", destaca o deputado.
O prefeito Caetano Albarello destacou a importância da instalação da unidade. “Estamos muito felizes com este anúncio, pois temos certeza que vai ajudar muito aos municípios, trazendo segurança para nossas cidades e a nossa população, frisa.
Já o vice-prefeito, Elisandro da Silva, lembrou dos recentes sinistros registrados, o que eleva ainda mais a importância de contar com a guarnição no município. “Tivemos nos últimos tempos alguns sinistros que mexeram com a economia da região e temos certeza que com essa estrutura teremos mais segurança em nível de região e proteção para nossa comunidade. Por isso, agradecemos ao esforço ao deputado Tatsch, do assessor Gervásio e a todos que colaboraram para esta grande conquista, frisa.
A unidade mista, que reúne bombeiros militares e civis, deve ter sua sede em Palmitinho, em local cedido pela prefeitura. Os quatro municípios já se comprometeram com a cedência de servidores de seus quadros para a unidade, o que será formalizado nos convênios.
Atualmente, a guarnição de Bombeiros mais próxima da região fica em Frederico Westphalen. A região tem sofrido com incêndios e acidentes que exigem mais agilidade nas ações de combate. Entre os casos mais recentes estão os incêndios no Hospital de Palmitinho e em um frigorífico de Frederico Westphalen, este último necessitou inclusive de auxílio de caminhões de Bombeiros do estado vizinho de Santa Catarina.
O prefeito e vice-prefeito de Palmitinho estão cumprindo uma série de agenda entre esta quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, na capital. Entre as pautas está a liberação de recursos junto à Secretaria de Esportes do Estado e busca de parceria com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), para melhorias de trechos de rodovias que dão acesso ao município.