Tem chamado atenção em toda a mídia nacional, uma figura geométrica que apareceu sobre a plantação de trigo de uma propriedade particular em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, na segunda-feira, 14. O desenho com retas e círculo também é chamado de agroglifo.
Ipuaçu é conhecida como a "capital nacional dos agroglifos”, segundo a prefeitura, e a cidade de quatro mil moradores tem registros dos desenhos na vegetação desde o ano de 2008, ao menos. O portal G1 conversou com um astrônomo e um ufologista, de deram duas versões sobre a origem dos desenhos, na visão deles.
Para o professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata-se de ação humana. "Com cordas e tábuas em culturas macias como trigo e similares, planejadas e caprichadas formam belíssimas figuras", disse. Já na ufologia, as imagens costumam estar vinculadas a entidades extraterrestres. Luiz Prestes, ufólogo que foi até o local, afirmou que a figura tem cerca de 20 metros de diâmetro e foi possível perceber que as plantas estavam deitadas e sem caule quebrado. Participante do Grupo de Pesquisas Ufológicas do Estado, ele afirmou que se trata de um agroglifo verdadeiro, mas com origem desconhecida.
O primeiro registro de agroglifo em Ipuaçu aconteceu em 9 de novembro de 2008, na comunidade de Toldo Velho. Naquela data, segundo o registro histórico da prefeitura, círculos com 19 metros de diâmetro foram encontrados às margens de uma estrada.
Entre 2009 e 2011 outros registros aconteceram no município na cidade. Em 2022 e 2023, os agroglifos voltaram a aparecer na cidade. Além de Ipuaçu, em Bom Jesus, na mesma região, agroglifos também apareceram em uma plantação de milho, em 2017. Eles foram notados por moradores da cidade e tinham cerca de vinte metros de diâmetro.