Publicidade
Para a terceira idade
Rodeio Bonito promove encontro em homenagem aos idosos
Evento aconteceu nesta quarta-feira, 16, no CTG Gaudérios do Rodeio
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 17 de outubro de 2024 às 14:54h
Atualizado em: quinta, 17 de outubro de 2024 às 14:56h

O município de Rodeio Bonito promoveu nesta quarta-feira, 16, o encontro em comemoração ao Dia do Idoso – celebrado em 1º de outubro. O evento aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gaudérios do Rodeio, e contou com grande participação de público.
A confraternização iniciou ainda pela manhã, com pronunciamento de autoridades e momento religioso ministrado pelo pastor Cassiano Toni e pelo padre Paulo Kempka. Em seu pronunciamento a prefeita em exercício, Marcia Beatriz Vedana, destacou a importância dos idosos na construção e evolução da sociedade.
O encontro contou ainda com apresentações artísticas e culturais da oficina de balé do município e o Grupo de Canto e Violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, além da palestra com a extensionista da Emater de Ronda Alta, Marli Terezinha Bernardi, abordando o tema “A saúde que eu alimento”, considerando que o dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação Saudável.
Após a palestra e as apresentações foi servido almoço aos participantes. A realização do evento é do Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Administração Municipal de Rodeio Bonito e Emater/RS Ascar, contando com a pareceria da Acisa, Banrisul, Cooper A1, Creluz, Cresol, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Publicidade

Qualidade de vida na melhor idade
Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), o município de Rodeio Bonito é o segundo melhor para se envelhecer no Brasil na categoria cidades pequenas, ficando atrás apenas de Peritiba, em Santa Catarina. A cidade de Rodeio Bonito ficou com 72,9 pontos no quesito economia, no quesito socioambiental obteve 65,4 pontos, e no quesito saúde 77,5 pontos, rendendo-lhe assim a segunda colocação na categoria. 
O IDL, criado pelo Instituto de Longevidade é um instrumento que mede do grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Por meio do IDL, são reveladas as atuais condições de 5.570 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de oferecer serviços e infraestrutura que atendam às necessidades básicas de vida, considerando especialmente os adultos idosos.

Destaque para o quesito saúde, onde o município ficou com quase 20 pontos acima do terceiro colocado neste critério, diferença que não ficou atrás em nenhum outro critério na mesma proporção. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai