Publicidade
Em SC
Município de Pinhal é representado no 1º Eprei-Sul
Comitiva esteve expondo projeto pioneiro para a escola em tempo integral
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 15 de outubro de 2024 às 12:08h
Atualizado em: terça, 15 de outubro de 2024 às 12:17h

Uma comitiva do município de Pinhal, liderada pela secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Andrieli Vanni de Arruda, esteve participando do 1º Eprei-Sul – Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da região Sul. O evento aconteceu em Chapecó (SC), e Pinhal esteve expondo a temática “Município de Pinhal aproxima gerações através do programa Escola em Tempo Integral”, desenvolvido pelas professoras Ana Cristina Barcarolo, Andriéli Vanni de Arruda, Grasiela Sperafico, Marilaine Pazini e Joice Belini.
– Para nós é muito gratificante participar de um evento desta magnitude, em nível de região Sul do Brasil, e constatar uma aprovação muito positiva para esta iniciativa –finaliza a secretária Andrieli. 

Publicidade

O projeto
A partir do ano letivo de 2024, a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Benjamin Rosato, de Pinhal, passou a atender os alunos das turmas de Pré A em uma nova proposta, a Escola em Tempo Integral, contando com duas turmas, totalizando 28 alunos e dois docentes. Os alunos são atendidos por meio de três oficinas diárias, três dias da semana. 
Uma das oficinas semanais é intitulada “Vovô vai à escola”, a qual conta com a participação do Grupo Municipal da Terceira Idade Reviver, tendo como objetivo principal, oportunizar aos educandos conhecer as histórias, as vivências de infância de pessoas que tiveram realidades diferentes das vivenciadas por eles, tanto na educação familiar e escolar, quanto nas brincadeiras, promovendo a troca de experiências e vivências entre crianças e idosos na escola. Oportunizando a atual geração ao resgate de atividades que eram realizadas pela geração de seus avós.
De acordo com o relato das professoras titulares, Marilaine Pazini e Joice Bellini, os encontros que ocorrem são cercados de curiosidade por parte dos alunos, os quais realizam inúmeros e diversificados questionamentos, sendo notório muito entusiasmo por parte dos avós em relatar cada história e ver a mesma despertando interesse e valorização nas crianças. 
– A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo pensou nesta oficina com muito carinho, acreditando fielmente que o Programa Escola em Tempo Integral transforma a vida das crianças e da comunidade, afinal, elas participam ativamente das ações. O Programa Escola em Tempo Integral oportuniza a permanência das crianças na escola, promovendo a participação efetiva nas atividades, além de aprender e desenvolver suas potencialidades e protagonismo, ampliando sua formação humana. O projeto ainda está no início, tem um lindo caminho a ser percorrido e com toda certeza fará diferença na vida das crianças e dos avós – complementa a secretária de Educação.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai