Em um momento de novos aprendizados aos associados da Cooperativa Escolar Cooper Plátanos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos, de Erval Seco, cerca de 20 estudantes participaram de um curso voltado às melhores técnicas para a produção de trufas, oportunizado pela Sicredi Conexão por meio do programa “Capacitar”. Nas cooperativas escolares os estudantes são desafiados ao desenvolvimento de habilidades como, trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e empreendedorismo, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.
Criada em 2022, a Cooper Plátanos já possui um objeto de aprendizagem, que são produtos produzidos de forma colaborativa, além de instigar a participação ativa dos estudantes. De acordo com a presidente da cooperativa escolar, Sabrina Larosevki, o atual objeto de aprendizagem é a produção de minipizzas, mas com o curso de trufas oportunizado pela Sicredi Conexão, é uma nova possibilidade de inovar.
– A gente decidiu que, além das minipizzas, também íamos produzir algo doce. A cada encontro, discutimos a forma de fazer algo a mais e, encontramos no Sicredi, um parceiro para contribuir com a nossa evolução. Vamos levar essas práticas para a vida, para futuramente empreender, então, em nome de todos os associados da Cooper Plátanos, quero agradecer ao Sicredi por disponibilizar com essa capacitação – ressalta Sabrina.
O programa
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, desenvolvido pela Sicredi Conexão e as Secretaria Municipais de Educação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Atualmente, são 11 cooperativas ativas, como a Cooper Osvino, Cooper LG, Cooper Plátanos e Cooper Arco-Íris, de Erval Seco; a Cooper Castro, de Planalto; a Cooper SB, de Rodeio Bonito e a Cooper Rosa, de Seberi, no Rio Grande do Sul, além da Cooper Castelo, de Palmitos, Monter Bela, de Maravilha e Cooper Pratas de São Carlos, estas em Santa Catarina, e em Minas Gerais a Cooper Rio, totalizando mais de 200 estudantes cooperados.