Paloma Valentina de Camargo da Silva, de 13 anos, e Samira Aparecida Almeida Colombi, também de 13 anos, que estavam desaparecidas desde o último domingo, 6, foram localizadas nesta terça-feira, 8, na região metropolitana, segundo informou a delegada regional, Aline Dequi Palma, em comunicado enviado aos meios de comunicação.
De acordo com a delegada, as adolescentes foram localizadas pela equipe do Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (Sipac) da 14ª Delegacia de Polícia Regional (14ª DPRI) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e encontram-se bem. A Polícia Civil emitiu uma nota oficial esclarecendo sobre o caso.
Confira nota na íntegra
“A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Departamento Estadual de Investigações Criminais, junto com as Delegacias de Ametista do Sul e Palmeira da Missões, empreenderam esforços para localizar duas meninas que desapareceram de sua cidade na data de ontem (domingo, 6). Foram registradas duas ocorrências dando conta o desaparecimento das menores de idade que, num primeiro momento, foi noticiado como sequestro, razão pela qual este Departamento, através da 1ª DR, coordenada pelo Delegado de Polícia João Paulo de Abreu, passaram a efetuar incessantemente diligências visando a localização das meninas. Conforme relato em uma das ocorrências, as meninas sumiram de Ametista do Sul justamente ao se encontrarem com um indivíduo de 25 anos, o qual foi localizado na cidade de Esteio/RS na companhia da menor, S.A.A.C., no final da tarde desta terça-feira.
Horas antes, a outra menina já havia sido localizada na rodoviária de Porto Alegr. No momento da sua localização, P.V.C.S. estava sozinha e tentando retornar para Ametista do Sul. As localizações das menores e do rapaz só foi possível em razão do incansável trabalho da polícia civil, através do Deic, que empregou cerca de 40 agentes e delegados atuando em campo, além da regional de Palmeira da Missões, prestando auxílio e informações de supra importância ao deslinde do caso. Segundo as delegadas Vanessa Pitrez de Aguiar Correa, diretora do Deic, e Aline Dequi Palma, delegada regional da 14ª DPRI, a equipe do Sipac de Palmeira das Missões e diversas especializadas do Departamento atuaram imbuídas do sentimento de localizar as menores com máxima brevidade e segurança, devido a iminente situação de risco em que se encontravam. Apoiaram a ação ainda, as delegacias de Esteio e equipe do Departamento Estadual de Grupos Vulneráveis da Polícia Civil”.
Entenda o que aconteceu
Paloma Valentina de Camargo da Silva, de 13 anos, foi vista pela última vez próxima à praça central da cidade, em meio às comemorações pelo resultado das eleições municipais, na noite de domingo, 6. A adolescente estava acompanhada de sua amiga, Samira Aparecida Almeida Colombi, também de 13 anos, que também estava desaparecida.
Segundo o boletim de ocorrência registrado por familiares na manhã de segunda-feira, 7, Paloma não entrou em contato com sua família desde o desaparecimento, e não há indícios de que tenha levado pertences pessoais ou roupas. Ela foi vista pela última vez usando uma camiseta preta com a inscrição “Levis” e uma calça jeans. A jovem estava com sua bicicleta de cor branca e disse que retornaria para casa após as festividades, mas não foi localizada desde então.
Os familiares de ambas as jovens fizeram buscas, mas sem sucesso e, até o momento, não há informações sobre o paradeiro das adolescentes. A Polícia Civil segue com as investigações e solicita que qualquer informação que possa ajudar a localizar Paloma e Samira seja comunicada às autoridades.
Após circularem algumas informações na tarde de segunda-feira, 7, de que as jovens teriam sido localizadas, a Polícia Civil emitiu uma nota, dizendo que supostamente elas teriam entrado em contato com conhecidos dizendo que estavam bem, mas a Polícia, de fato não havia localizado elas, e as buscas continuavam.