No mês do Outubro Rosa, o Hospital Pio XII, de Seberi, se prepara para dar mais um passo rumo à implementação de mais serviços especializados que vão beneficiar as mulheres e crianças da região. A direção da casa de saúde trabalha em dois projetos, que deverão ser executados a médio prazo, para criação do Centro Especializado na Saúde da Mulher e da Criança e de um Centro de Diagnóstico por Imagens. Ambos já estão em fase de avaliação junto à Secretaria Estadual de Saúde do RS.
Com estrutura física que deverá ser composta por três pavimentos, o local contará com consultórios especializados, sala de exames, sala de ultrassom e, em anexo, mamografia, densitometria de mama e biópsia guiada. Além disso, o projeto abrange um auditório para a realização de encontros sobre prevenção, telemedicina e moderno necrotério no térreo.
A partir da concretização dos centros, passarão a ser ofertadas no local, consultas com mastologista e também exames de ponta, oferecendo um atendimento completo que vai da prevenção, diagnóstico, tratamento ou encaminhamento. Atualmente referência para os municípios atendidos pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) na maternidade e ginecologia, o Hospital Pio XII já realiza o diagnóstico precoce de câncer de mama, câncer do colo de útero e outras patologias ligadas à saúde da mulher.
– A ideia de construir o Centro Especializado da Saúde da Mulher e da Criança e o Centro de Diagnóstico por Imagens visa complementar as duas referências que o hospital já possui, que são a maternidade e a ginecologia. Hoje, as mulheres chegam ao hospital e realizam o seu primeiro atendimento e quando necessitam de exames precisam se deslocar para outros lugares. Pretendemos promover a saúde e o diagnóstico tudo em um local só, ofertando mais exames e profissionais que possam atender e apresentar o diagnóstico com brevidade – explica a administradora do Hospital Pio XII, Joice Neitske.
Para as crianças, a médio e a longo prazo, o hospital quer oferecer atendimento especializado com pediatras como referência regional. “As primeiras consultas para os bebês, após o nascimento, já são realizadas pelo hospital. Por isso, também precisamos de um espaço acolhedor, além de contar com mais profissionais que se fixem na região, podendo ofertar os exames que são preconizados pelo Ministério da Saúde, tudo em um único lugar”, acrescenta a administradora hospitalar.
Com custos estimados de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão para o Centro Especializado na Saúde da Mulher e da Criança e R$ 1,5 milhão para o Centro de Diagnóstico por Imagem, o Pio XII conta já com recursos oriundos de emendas parlamentares e próprios. Ainda, encaminhou solicitação de recursos ao Governo do Estado para complementar o valor necessário.
SER Mulher
Paralelamente, o Hospital Pio XII fez sua inscrição, com manifestação de interesse, de viabilizar o ambulatório em nível estadual SER Mulher, do Governo do Estado. O pedido está tramitando junto à Secretaria Estadual de Saúde, que deverá selecionar alguns lugares para serem contemplados com recursos financeiros. “Esse programa vem ao encontro da linha de trabalho do hospital, que é atender a demanda da saúde da mulher, do diagnóstico até a cura ou encaminhamento para centro de alta complexidade, se for a necessidade”, detalha Joice.