O servidor técnico-administrativo em Educação, da UFSM-FW, Ricardo Cocco, realizou um intercâmbio, entre os dias 16 e 25 de setembro, na Universidad de la República (Udelar) do Uruguai, na cidade de Montevidéu. A viagem foi realizada pelo Programa Escala Gestores e Administradores 2024, para servidores no âmbito da Associação de Universidades de Grupo Montevidéu (AUGM).
Lotado na Secretaria Unificada de Graduação do Campus de Frederico Westphalen, Cocco participa de ações voltadas ao pré-ingresso, ingresso, permanência e internacionalização na instituição, e destaca que a Udelar é a principal instituição de educação superior e investigação do Uruguai. “A universidade é pública, gratuita, co-governada e aberta. Isso significa dizer que o Uruguai assumiu de forma plena a ideia da democratização e universalização do ensino superior público já que na instituição não existem processos seletivos e os interessados podem optar livremente em qualquer momento de suas vidas pelo curso que desejam realizar”, explica. As atividades foram realizadas no Prorrectorado de Enseñanza junto ao Programa Progressa (Programa de Respaldo al Aprendizaje).
Segundo o servidor, em razão dos processos acadêmicos da Udelar, que possuiu em torno de 160 mil estudantes, especialmente no que se trata de ingresso e permanência, a instituição criou uma extensa rede de apoios aos estudantes em suas trajetórias educativas. Esta rede articulada, sobre a qual temos muito a aprender, oferece orientação educacional e profissional, espaços de informação e apoio e promove formação de tutorias entre pares.
A partir destas vivências, o servidor acredita que o intercâmbio trará um aporte teórico-prático importante à ações em que participa, a fim de enfrentar os problemas que preocupam a UFSM-FW em relação, especialmente, ao ingresso e a adoção de estratégias de qualificação dos processos acadêmicos que melhorem os índices de permanência na instituição. Além disso, o servidor reforça a importância destas experiências internacionais para gestores, técnicos administrativos, docentes e estudantes que podem ser realizadas via Secretaria de Apoio Internacional (SAI), da UFSM.