Publicidade
Investimentos
Creluz avança na construção da Subestação Caminho dos Tropeiros
Obra fica na linha Boqueirão, em Dois Irmãos das Missões
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 07 de outubro de 2024 às 17:09h
Atualizado em: segunda, 07 de outubro de 2024 às 17:11h

A construção da Subestação Caminho dos Tropeiros, na linha Boqueirão, no município de Dois Irmãos das Missões, segue em ritmo acelerado. No último dia 4, os dois transformadores de 15 MVA, que compõem parte essencial da estrutura, chegaram ao local, marcando uma etapa importante da obra. A terraplanagem, que começou em 11 de junho, já preparou o terreno para a instalação dos equipamentos.
A escolha do local foi estratégica, considerando a proximidade com as linhas de transmissão, a localização dentro da área de concessão da Creluz e a possibilidade de atender em situações de contingência a Subestação Augusto Moro. A subestação ocupa uma área de um hectare, com mais de 60% destinada à construção.
Com os dois transformadores, que juntos somam 30 MVA de potência, a subestação será conectada à linha de transmissão Guarita-Palmeira das Missões, rebaixando a tensão de 69 kV para 23 kV. Essa capacidade será suficiente para atender mais de 20 mil unidades consumidoras. Entre os municípios beneficiados estão Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Coronel Bicaco, Miraguai, Redentora, Erval Seco, Campo Novo, Tenente Portela, Braga, Palmeira das Missões, Novo Barreiro, São Pedro das Missões, Três Passos, Sarandi e Santo Augusto.
A expectativa é que a subestação entre em operação em abril de 2025, dependendo das condições climáticas e da entrega dos demais equipamentos. Durante o pico das obras, cerca de 25 profissionais estarão envolvidos. Após a conclusão, a subestação será telecomandada pelo centro de operações da Creluz.
O investimento incluindo área, parte civil, como casa de comando, cercamentos, terraplanagem, redes de distribuição, equipamentos tecnológicos, transformadores, banca de reguladores, chaves telecomandadas, engenharia especializada, projetos e equipamentos modernos de última geração que deve chegar a 45 milhões de reais.
Com esse novo projeto, a Creluz passará a operar duas subestações, aumentando a oferta de energia com mais qualidade e segurança para a região.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos