*Matéria produzida por Susi Cristo
A Marinha do Brasil realizou no sábado, 5, a interdição da balsa que recentemente foi instalada no município de Rodeio Bonito. Segundo informado por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre ao JC, “conforme estabelece o Art. 3º da Lei nº 9.537, a medida busca garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações e suas instalações”. Mesmo com a determinação tomada ainda no sábado, devido às eleições, foi autorizada a operação excepcional no domingo, 6, até as 18 horas.
De acordo com a nota encaminhada pela assessoria de comunicação social Capitania Fluvial de Porto Alegre, “durante inspeção foram constatadas irregularidades documentais e de itens relacionados à segurança e sobrevivência que comprometem seriamente a segurança da embarcação e, por consequência, colocavam em risco a vida dos tripulantes e passageiros. A nota cita as Normas da Autoridade Marítima n° 202 (Normam- 202) – que a operação da balsa sob tais condições é de total responsabilidade de seu proprietário e operador, que têm o dever de cumprir todas as exigências normativas estabelecidas pela autoridade marítima. A Marinha do Brasil reforça que “as normas que regulamentam a navegação são claras e devem ser cumpridas para garantir a operação segura de embarcações em águas brasileiras”.
Em contato com a equipe do jornal O Alto Uruguai, o proprietário da balsa, Vilmar Enderle, confirmou que a travessia está interditada no momento e que após algumas reuniões que ele terá, irá dar mais informações sobre o assunto.
Entenda
A balsa, instalada entre as linhas Giordani e Olaria, iniciou a operação em fase de testes em julho deste ano, com a passagem de veículos de passeio, motos e caminhões de eixo simples, das 7 horas às 19 horas. Uns dias depois, iniciou a travessia 24 horas, para bitruck, truck, toco, caminhões ¾, carros, motos e pedestres.
A balsa foi construída com investimento de iniciativa privada, idealizada por Vilmar Enderle depois que a ponte sobre o rio da Várzea, que ligava o município de Rodeio Bonito a linhas do interior e a Ametista do Sul, entre outras cidades, foi levada pelas fortes chuvas do início do mês de maio.
Com a interdição, no momento, os acessos à cidade de Rodeio Bonito e outras linhas “do outro lado do rio”, como Saltinho, Peixeiro, entre outras, pode ser feita pela travessia com o barco (somente pedestres), no local onde ficava a ponte, ou ainda pelo interior de Cristal do Sul – entrando na Usina da Creluz, seguindo até o distrito de Castelinho, Ametista do Sul, para chegar às comunidades.