Publicidade
Educação
URI/FW realiza formação para gestores e professores dos anos iniciais
Capacitação está sendo ministrada no município de Palmeira das Missões
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 03 de outubro de 2024 às 16:09h
Atualizado em: quinta, 03 de outubro de 2024 às 16:23h

A URI, campus de Frederico Westphalen, está realizando um processo formativo para professores e gestores do município de Palmeira das Missões, intencionando oportunizar momentos teóricos e práticos, auxiliando no trabalho pedagógico. Participam docentes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como gestores educacionais.
No dia 30 de setembro, a professora mestra, Maria Cristina Gubiani Aita, trabalhou com os gestores, refletindo sobre a temática “Legislação na Educação Básica: o que precisamos saber?”. De acordo com a docente, o encontro possibilitou um diálogo com os gestores educacionais, abordando as políticas de Educação Básica, pontuando situações práticas de como organizar os processos de acordo com a legislação. Houve participação dos gestores, colocando as realidades cotidianas, o que também enriqueceu o momento”, frisa Maria Cristina.
No mesmo dia, a professora mestra, Vildes Mulinari Gregolon, deu continuidade ao trabalho com os docentes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a temática “Alfabetização – 1° e 2° – aprender nos Anos Iniciais: reflexões teóricas e práticas”. “Foi um momento teórico e prático, destacando o aprendizado da leitura, da escrita e do letramento de maneira lúdica e criativa, proporcionando a interação e o compartilhar das vivências e do cotidiano dos docentes. É importante enfatizar a participação e comprometimento dos participantes do encontro”, comenta Vildes.
O processo formativo terá continuidade em novembro, com a temática “O lúdico na Educação Infantil: aprender brincando”. O curso desenvolvido no Município de Palmeira das Missões permite uma reflexão comprometida com os processos educacionais, mobilizando e impulsionando as práticas pedagógicas de gestores e docentes.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai