O Campeonato Integração/Copa União 2024 foi encerrado em Frederico Westphalen, na tarde de domingo, 29. Com grande presença de público, o campo do Distrito de Castelinho sediou os dois confrontos finais, que definiram São José e Grêmio Castelinho como os campeões das categorias A e B, respectivamente.
As decisões iniciaram com o confronto da categoria B. Grêmio Castelinho e Grêmio Atlético Osvaldo Cruz entraram em campo buscando a vitória, já que as equipes empataram em 2 a 2 no confronto de ida. Os visitantes tiveram a chance de abrir o marcador logo no começo do jogo, mas desperdiçaram uma cobrança de pênalti. Minutos depois, o Castelinho fez o único gol do confronto, segurou a pressão durante o restante da partida e conquistou o título.
Já na categoria A, em partida que teve como árbitro principal Jean Pierre Gonçalves Lima, integrante do quadro da CBF até o ano passado, foi a vez de Grêmio Castelinho e São José duelarem pelo título. Depois de construir vantagem de 2 a 0 no confronto de ida, o São José soube usar o placar a seu favor e não correu riscos durante o jogo de volta. O placar final de 0 a 0 garantiu aos visitantes o bicampeonato consecutivo do Campeonato Integração/Copa União.
Resultados:
Categoria A
Campeão: São José
Vice-campeão: Grêmio Castelinho
Artilheiro: João Berta - Náutico/Ponte Preta (6 gols)
Defesa menos vazada: São José (3 gols)
Categoria B
Campeão: Grêmio Castelinho
Vice-campeão: Grêmio Atlético Osvaldo Cruz
Artilheiro: Ederson Natalli - Grêmio Atlético Osvaldo Cruz (5 gols)
Defesa menos vazada: Grêmio Castelinho (7 gols)