Publicidade
Setembro Amarelo
20ª CRE aborda importância da saúde mental durante live
Transmissão aconteceu na última quarta-feira, 25
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 27 de setembro de 2024 às 14:50h
Atualizado em: sexta, 27 de setembro de 2024 às 14:54h

Com o objetivo de falar sobre saúde mental, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) promoveu, na quarta-feira, 25 de setembro, um bate-papo ao vivo sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Com o tema “Setembro Amarelo: a tua saúde mental importa!”, a live foi transmitida no canal do YouTube da entidade e contou com a participação da psicóloga clínica, Claudia Corazza Kühn.
O evento foi destinado aos alunos do ensino médio, anos finais do ensino fundamental, professores, supervisores e orientadores educacionais das escolas de abrangência regional. Na abertura, a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, destacou a importância de abordar da temática, sobretudo para os estudantes e profissionais da educação, que enfrentam inúmeros desafios todos os dias. “Falar sobre a companha Setembro Amarelo salva vidas. Precisamos abordar a temática, levar informações sobre o tema ao maior número de pessoas possíveis e incentivar que sempre busquem ajuda”, disse. 
Segundo a psicóloga Claudia, é essencial que os cuidados com a saúde mental estejam no centro das atenções para a garantia do bem-estar e da qualidade de vida de toda a população. “É essencial que a saúde mental seja vista como um elemento importante em todas as esferas da sociedade”, defende a profissional que ao longo de sua carreira já trabalhou com profissionais da educação.  
A psicóloga ainda falou sobre a importância das relações para a prevenção do suicídio e o quanto é preciso olhar para as relações interpessoais, seja na família ou no trabalho, para entender como essas relações interferem diretamente em nossa saúde mental. Os sinais e os sintomas que as pessoas em sofrimento apresentam também foi questão abordada a pedido do público. 
Para a diretora da Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos, Sandra Melo Signor, o encontro foi uma oportunidade para que os estudantes pudessem sanar suas dúvidas e falar sobre sentimentos. “Excelente a fala da Psicóloga Cláudia. Um momento importante para os nossos alunos falarem sobre seus anseios, que muitas vezes não são demonstrados dialogando com a família”, disse.
Setembro Amarelo
Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2015, a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Associando a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a ação visa garantir maior visibilidade à causa.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos