Considerado o “coração” do turismo de Iraí, o Balneário Oswaldo Cruz, fundado em 1917, celebrou na sexta-feira, 20, o aniversário de 89 anos da edificação de suas atuais instalações, inauguradas em 20 de setembro de 1935.
Fundado em 1935, ano que se comemorava o centenário da Revolução Farroupilha, o moderno e original Balneário Oswaldo Cruz é o único do gênero na América do Sul, sendo projetado e executado com inspiração do arquiteto francês Alfred D´Agache. O nome Oswaldo Cruz é uma homenagem ao famoso médico sanitarista brasileiro.
O parque do Balneário, desde sua fundação, é um local que recebe muitos visitantes, principalmente, durante os fins de semana, feriados e temporada de verão.
Obras de revitalização
Constantemente, o espaço vem recebendo melhorias, com o objetivo de revitalizar e embelezar o local. Agora, em 2024, o local está fechado há aproximadamente quatro meses, devido a algumas obras no seu interior.
Entre as melhorias está a restauração da parte de rebocos de parede, pintura interna, reforma da piscina interna, com a colocação de pastilhas. Ainda, tem a reforma na parte hidráulica, vedamento e piso cerâmico novo na parte do solário, e um elevador novo digital já foi colocado. Depois, segundo os responsáveis pelo trabalho, será a vez da parte externa, onde vai ser feita pintura e colocação do asfalto em volta do balneário.
A reabertura do espaço para visitação do público será a partir do mês de outubro, em data ainda a ser anunciada.
(Foto: Turismania/Divulgação)
A Pomona
A escultura da Pomona, divindade romana das frutas, dos jardins e das colheitas, e divindade do município, ganhou destaque com a realização de obras em seu entorno, realizada no ano de 2021. A obra contou com a metodologia de Retrofit, que visa à revitalização de construções históricas preservando os aspectos arquitetônicos originais, modernizando as instalações e atualizando os componentes construtivos.
Neste sentido, foi realizada a escavação do solo no local, onde foi encontrado a estrutura original da piscina, sendo assim, feitos reparos estruturais e de estanqueidade, utilizando as mesmas pedras d’água da época, e aplicação de uma camada de fibra de vidro para impermeabilizar a estrutura. Ainda, no local da piscina, foi instalado um novo sistema de iluminação e revitalizada a placa inaugural do monumento histórico da Pomona.
(Foto: Turismania/Divulgação)