A equipe de profissionais da área da Saúde da URI, dos cursos de Enfermagem, as professoras-doutoras Marinês Aires e Jaqueline Marafon Pinheiro, de Fisioterapia, a professora-mestre Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon, e Psicologia, a professora-doutora Eliane Cadoná, realizaram capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária do município de Palmitinho, nos dias 29 de agosto e 12 de setembro.
As atividades tiveram o objetivo de desenvolver ações de educação permanente em saúde para os profissionais da área no município, com o intuito de qualificar a atenção das pessoas idosas, atendendo aos princípios e diretrizes da Rede Bem Cuidar.
Na ocasião, foram abordadas as temáticas quanto à saúde mental das pessoas idosas, a violência contra este público, as estratégias de autocuidado, e o acolhimento às pessoas idosas na Atenção Primária à Saúde (APS) com os profissionais do setor no município. Além disso, foi abordada a temática de boas práticas na atenção com as pessoas idosas, direcionada aos motoristas da área da saúde.
De acordo com a assistente social e Coordenadora das equipes da Rede Bem Cuidar de Palmitinho, Fabiana Zanardi, as equipes integrantes da Rede Bem Cuidar, assim como os demais profissionais de saúde do município, participaram da formação realizada por docentes da URI com o objetivo de qualificar o atendimento voltado às pessoas idosas do município.
Fabiana avalia o evento como importante e necessário. “Muitas foram as colocações dos profissionais no sentido de que as palestras agregaram importantes conhecimentos, além da oportunidade de trocas de experiências no que tange ao cuidado integral desde a prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas idosas, que atualmente representam 24% da população total do município. As estratégias de educação permanente contínuas dos profissionais de saúde são fundamentais para qualificar a atenção primária visando o envelhecimento saudável da população, sendo que a URI por meio de seus profissionais desenvolveu com afinco e profissionalismo este importante trabalho de formação junto ao Município de Palmitinho”, finaliza a assistente social.