Publicidade
Graziela Piovesan
“Cuidar das pessoas tem sido uma grande paixão”
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 17 de setembro de 2024 às 14:04h
Atualizado em: terça, 17 de setembro de 2024 às 14:08h

Frederico Westphalen tem um nome de referência quando o assunto é aleitamento materno: Graziela Piovesan. Enfermeira apaixonada pela área e atuando como consultora em amamentação, Graziela dedica sua vida a ajudar mães e bebês a construírem um vínculo único e especial com o aleitamento materno, e sua história inspira e motiva outras pessoas a se engajarem nessa causa tão importante.

Publicidade

A consultora 
Graziela tem 33 anos, é natural de FW, e uma defensora do aleitamento materno. Formada em Enfermagem há 11 anos pela UFSM-PM, possui uma vasta experiência na área da saúde da mulher e da criança. Sua jornada na amamentação começou a partir do mestrado em Saúde da Criança e Adolescente, que a impulsionou a buscar ainda mais conhecimento. Depois veio a especialização na modalidade residência Multiprofissional em Saúde da Família, e a Especialização em Aleitamento Materno, onde Graziela consolidou sua base teórica e prática. Além disso, diversos cursos na área a mantiveram sempre atualizada sobre as últimas tendências e técnicas de aleitamento materno.
A paixão pela amamentação a levou a se especializar em Laserterapia, uma ferramenta importante no tratamento de dificuldades relacionadas ao aleitamento. Há cinco anos, Graziela atua como consultora em amamentação, ajudando outras mães a superarem vários desafios e desmistificar questões que podem afetar essa linda fase do amamentar.
– Auxilio as mães em todas as fases da amamentação, até a volta ao trabalho, o desmame de forma correta. Eu passei por muitas áreas na enfermagem, na área da docência, gestão, assistencial, pude sentir e escolher o lugar que a Grazi se sentia mais confortável e motivada a trabalhar. O meu grande desejo de ser mãe me motivou a buscar conhecimento sobre parto e amamentação, e isso tocou tanto o meu coração que a partir do primeiro curso de Consultoria de Amamentação já pude cuidar de familiares, como da minha irmã e afilhado durante a amamentação deles, e desde o nascimento da minha filha Maria Luiza, há dois anos e meio, tenho vivenciado a amamentação. Cuidar das pessoas tem sido uma grande paixão na minha vida – conta Grazi.

De mãe para mãe
Por ser mãe e entender bem todas as mudanças que a vinda de um filho traz para a vida de uma mulher, Grazi atua além do seu papel de consultora, ela humaniza os seus atendimentos, fazendo cada instante ser cercado por muito amor. “É com muita admiração e amor que acolho as mães no momento que a vida delas vira de “ponta cabeça”, em razão das mudanças hormonais, responsabilidades, sentimentos confusos, inseguranças, privação de sono, entrega e muita doação a um ser que depende totalmente dela para sobreviver fora do útero. Eu não me canso de incentivar que mais e mais bebês sejam beneficiados com este ouro líquido, pois este alimento é vivo e os benefícios são infinitos à pessoa que amamenta, ao bebê, à família e ao ecossistema como um todo”, conta.

Apoio e sonhos 
E para que essa jornada seja ainda mais gratificante e eficaz, o apoio do esposo é um pilar indispensável para Grazi. “O Juliano é meu companheiro e amor da minha vida, que sempre esteve ao meu lado, me incentivando a perseverar e a lutar pelos meus sonhos e propósitos. A minha maior fortaleza é a minha filha Maria Luiza. A maior realização e a maior escola que Deus me oportunizou viver está sendo com ela. Compreendo que tudo que eu fizer pela minha filha vai impactar nas demais famílias, indiretamente. Da mesma forma auxiliando as famílias no desejo por amamentar também irá impactar ‘indiretamente’ na minha família”, acrescenta.
E sobre os sonhos, Grazi tem muitos, e vai realizá-los no momento certo, sem apressar os planos que Deus tem para a sua vida. “Um dos meus sonhos é alcançar o maior título na área da amamentação, Consultor em Lactação com Certificação Internacional (IBCLC), estou estudando também para isso. Também fortalecer a minha empresa, tornando-a ainda mais sólida e sendo referência no cuidado materno-infantil para região. No pessoal, quero manter a minha família unida em amor, um cuidando e apoiando o outro como sempre fizemos. Isso é a essência de tudo”, finaliza.  

Fonte: Jornal O Alto Uruguai