O maior evento esportivo em nível escolar do Estado, os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), está de volta. As disputas iniciaram na quinta-feira, 5, com a abertura oficial do evento esportivo realizada no ginásio da Escola Estadual Técnica José Cañellas, em Frederico Westphalen.
O evento contou com a presença da assessora técnica do Departamento de Desenvolvimento e Educação Básica/Subedu, Carolina Ferreira Noronha, e da coordenadora-geral do Jergs, Danusa Elena Zanella. O coordenador-adjunto da 20ª CRE, Jorge Adones Lopes, a chefe do setor de Divisão Pedagógica, Ana Paula Duso, os assessores pedagógicos, Carla Aires e Maurício Figueiró, o responsável pela organização dos Jergs na 20ª CRE, Eliberto Lanza Cavalheiro, além da diretora da Escola Cañellas, Clarice Algeri Ceolin.
Em sua 53ª edição, o primeiro dia de Jergs reuniu representantes de escolas estaduais da região de abrangência da 20ª CRE, entre elas as Escolas Estaduais Visconde de Taunay, de Iraí; e Cardeal Roncalli, José Cañellas e Sepé Tiaraju, de Frederico Westphalen, que disputaram jogos de basquetebol no ginásio do Instituo Federal Farroupilha, em FW.
Durante a abertura, tanto a coordenadora-geral do evento como o coordenador-adjunto, deram as boas-vindas aos atletas e destacaram a importância do esporte dentro e fora das instituições de ensino. O evento tem o objetivo de fomentar a prática de esportes, estimular a prática esportiva entre os alunos, integrar escolas e a comunidade escolar e também contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes como seres sociais.
Para os próximos dias, estão previstas disputas de handebol, atletismo, tênis de mesa, futsal, voleibol e basquetebol nas cidades de Frederico Westphalen e Sarandi.