Dando continuidade ao processo formativo que a URI/FW está realizando com docentes e gestores do município de Palmeira das Missões, foram realizadas três formações para docentes do ensino fundamental – anos finais, nas áreas de Ciências Humanas (Geografia e História), Ciências da Natureza e Educação Física.
No dia 27 de agosto, a professora-doutora Claudia Cerutti Kuhnen realizou mais uma etapa da oficina sobre “O ensino em Ciências Naturais e a constituição da práxis na educação”. A docente destaca que no curso foram desenvolvidos conceitos como alfabetização científica, sensibilização ambiental, práxis, classificação dos seres e seus processos evolutivos, a partir de ferramentas metodológicas que oportunizem a interação dos princípios basilares das ciências naturais para a construção de um sujeito que potencialize suas competências e habilidades.
Na continuidade da formação para docentes do ensino fundamental – anos finais, no dia 28 de agosto, o professor-doutor Rodrigo José Madaloz, da URI, campus Santo Ângelo, desenvolveu o tema "A Educação Física Escolar: novos olhares". Nas dependências da AABB, os professores da rede municipal vivenciaram uma oficina prática. Em parceria com a AABB Comunidade foi organizada uma oficina pedagógica voltada para a realização de pequenos e grandes jogos com alguns alunos da oficina esportiva. Na oportunidade, Madaloz frisou que as crianças e professores puderam experimentar jogos e brincadeiras voltados para o desenvolvimento de habilidades motoras específicas para os esportes, como handebol, basquete, futsal, atletismo, voleibol, entre outras. “A organização enfatizou que foi um momento muito produtivo, de trocas de experiências e que foi fundamental a possibilidade de ter as crianças para a realização das atividades, dando outro sentido para a formação, ou seja, colocar em prática com os estudantes, os conceitos estudados na teoria”, explica.
Ainda, no dia 29 de agosto, o professor-doutor Fernando Battisti ministrou a segunda etapa da oficina “Ciências Humanas: perspectivas inovadoras”. O momento permitiu que os educadores da rede municipal ampliassem as possibilidades pedagógicas a partir de práticas Inovadoras, com o compartilhamento de práticas, estratégias e possibilidades pedagógicas. “Foram abordadas diversas práticas inovadoras, como o uso de tecnologias digitais, metodologias ativas, e a interdisciplinaridade, que visam transformar o aprendizado em uma experiência dinâmica e vinculada ao desenvolvimento das habilidades da área das Ciências Humanas”, frisa Battisti.
O processo formativo, que terá continuidade no município de Palmeira das Missões, permite essa reflexão dos processos educacionais e mobiliza a prática para diferentes configurações e inovações, promovendo aprendizagens com mais sentido e significado.