A 47ª edição da Expointer, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, inicia neste sábado, 24, e segue até o dia 1º de setembro, na cidade de Esteio. Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos, com total de 181 municípios representados no espaço.
Da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai, 10 agroindústrias familiares irão participar da exposição-feira, como a Agroindústria Marlac, de Caiçara; Artes Winck, Bebidas Ferigollo, Embutidos Bisolo, Cuias Trevisol, Cuias Brondani e Porongos e Cia, de Frederico Westphalen; 3 Irmãos Alimentos, de Pinhal; Cuias Thierry, de Vicente Dutra.
Segundo a Emater/RS-Ascar, além das temáticas presentes no espaço da instituição, no Pavilhão da Agroindústria Familiar, haverá demonstração e orientação aos produtores e consumidores sobre a formalização de agroindústrias familiares. Ocorrerá, também, a divulgação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).
Ainda, no Pavilhão da Agricultura Familiar, está instalada a Cozinha Show, que foi idealizada com o objetivo de valorizar as agroindústrias familiares com a preparação e degustação de pratos utilizando produtos comercializados pelas agroindústrias familiares que estarão expondo. Diariamente serão apresentadas duas receitas, em três oficinas, de forma intercalada, às 11 horas, 14 horas e 15 horas.
Roteiros de Turismo Rural serão divulgados também no pavilhão, por representantes de 24 municípios, em parceria entre Emater/RS-Ascar e Fetag/RS. O público visitante terá acesso ao trabalho realizado pela instituição dentro dos temas de associativismo e cooperativismo, com possibilidade de conversar com os técnicos da Unidade de Cooperativismo, na busca de orientações e assessoramento para a implantação de associações ou cooperativas.