A região de abrangência do jornal O Alto Uruguai, que compreende 22 municípios, registrou entre janeiro e julho de 2024, um total de 18 homicídios, contra 28 computados em todo o ano passado. Os números relativos aos indicadores criminais do Rio Grande do Sul, referentes ao mês de junho, foram divulgados nesta semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS).
De acordo com os números, na região, em julho, os municípios de Planalto e Vista Alegre tiveram um homicídio cada. Ainda permanecem sem registrar mortes por este tipo de crime em 2024, as cidades de Boa Vista das Missões, Cerro Grande Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Jaboticaba, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito e Taquaruçu do Sul.
Ainda, Pinheirinho do Vale, no mês de julho, segundo os dados da SSP-RS não teve nenhum tipo de crime registrado, considerando homicídio, furto, abigeato, furto de veículo, roubo, roubo de veículo, estelionato ou tráfico de drogas.
Rio Grande do Sul
Conforme o Governo do Estado, o número dos homicídios, em julho, apresentou uma redução de 37,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 68 vítimas – o menor número da história – ante os 109 casos registrados em 2023. Porto Alegre seguiu a tendência de redução registrada no Estado. No mês passado, a capital registrou três casos, uma queda de 79% em comparação com os 14 registros de 2023.
*Matéria completa na edição impressa do jornal O Alto Uruguai de sábado, 17.