As ações envolvendo as bioativas, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, estão consolidando um importante trabalho na região, e o poder das plantas bioativas foi evidenciado durante evento realizado no município de Pinhal, na quarta-feira, 14, na sede Creluz (Fundaluz).
A segunda edição do Seminário Regional de Plantas Bioativas é uma promoção da Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Frederico Westphalen, e marcou o encerramento do projeto “Plantas Bioativas: Saúde e Bem-estar”, que contemplou novos módulos de capacitações para extensionistas rurais e agentes de saúde dos 42 municípios da região, pertencentes a 2° e 15° Coordenadorias Regionais de Saúde de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
O objetivo deste trabalho é incentivar a troca de conhecimento e experiências sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares, destacando os benefícios e cuidados de uso, a propagação das espécies, através do resgate, valorização e preservação dos saberes populares, relacionando-os com a pesquisas científica, contribuindo para o bem-estar das famílias.
O 2° Seminário Regional de Plantas Bioativas reuniu centenas de participantes, em uma programação que proporcionou o conhecimento, através dos painéis técnicos, e a troca de informações com os relatos de experiências das ações realizadas na região.
As árvores e arbustos nativos da Região Sul com potencial medicinal foi tema abordado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus. Quatro experiências da região foram apresentadas durante o seminário, destacando o potencial do cultivo e utilização das plantas bioativas. Experiências como o Horto Florestal da Creluz, Recanto do Chá da Escola Estadual de Educação Básica de Palmeira das Missões (Polivalente), Bruxinhas de Deus (Cristal do Sul) e Pastoral da Saúde de Novo Barreiro.
Ginecologia natural, aromaterapia e a experiência de Almirante Tamandaré do Sul com óleos essenciais e plantas aromáticas também foram assuntos apresentados no evento. O segundo Seminário Regional de Plantas Bioativas contou com o apoio da Creluz, Sicredi, Cresol, Cooper A1, Laticínios Frizzo, 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde, Moinho Três Ltda, Três Irmãos Alimentos e loja Divinamente Natural.