O município de Palmeira das Missões, que é o berço da erva-mate, será o anfitrião da Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate, no dia 8 de agosto. A cerimônia acontecerá na propriedade da família Friderich da Cruz, a partir das 14 horas.
Na manhã do mesmo dia, ocorrerá o Fórum da Erva-Mate, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares. Os interessados em participar devem preencher, de forma gratuita, o formulário on-line, até o dia 5 de agosto.
Em Palmeira das Missões, a área plantada de erva-mate é de 1,5 mil hectares, com produção por hectare ao ano de 750, com uma agroindústria e 11 indústrias, envolvendo 37 produtores.
O prefeito Evandro Massing ressaltou a importância de celebrar a abertura da colheita da erva-mate em Palmeira das Missões, especialmente no ano em que comemoram os 150 anos do município. “É uma forma de homenagear as famílias que transformaram a erva-mate em uma tradição que exalta nossa cultura. Escolhemos nomear nosso principal evento, o Carijo da Canção Gaúcha, em referência à erva-mate. O Carijo é uma estrutura tradicional usada para secar a erva-mate de forma artesanal, o que mostra o quanto a nossa cidade está ligada com esse cultivo”, disse.
A realização do evento conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Administração de Palmeira das Missões, o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), o Governo do RS, a Indústria e Comércio de Erva-Mate (Indumate), a Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Rio Grande do Sul (Apromate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Médio (Aspemate), a Associação dos Pequenos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), a Associação dos Amigos da Erva-Mate, o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o Sindimate, a Emater/RS-Ascar e o Fundomate.