Publicidade
Conhecimento no campo
Da Agronomia para a propriedade rural
Estudantes da UFSM-FW são exemplos de sucesso ao aplicar na prática o que aprendem na universidade
Por: Redacão
Publicado em: quarta, 24 de julho de 2024 às 10:32h
Atualizado em: quarta, 24 de julho de 2024 às 10:49h

Nos últimos anos, o conhecimento adquirido pelos jovens da região que são filhos de agricultores e que decidiram buscar qualificação profissional para aplicar na propriedade da família tem resultado em uma transformação da agricultura familiar. Mais desenvolvimento regional, maior produtividade e renda, além de melhor qualidade de vida são alguns dos objetivos atingidos desde que houve um despertar para essa necessidade.

Publicidade

E neste contexto, o curso de Agronomia da UFSM-FW tem cumprido o seu papel, permitindo que os acadêmicos possam aplicar em suas propriedades e na comunidade o que aprendem na universidade. Não é por acaso que a região tem no agronegócio um dos principais pilares da economia. 

Renan Gustavo Mazzon, de Seberi, é aluno de Ciências Agrárias da UFSM-FW. Ele conta como o conhecimento da universidade pode auxiliar no dia a dia da família. “Muito do que eu aprendo em aula, tento aplicar na propriedade. Assim, a tendência é ter mais eficiência em práticas culturais, como manejo do solo, aplicação de fungicidas, inseticidas e herbicidas. Tudo isso resulta em mais lucro, que é um dos nossos objetivos, sem esquecer a sustentabilidade”, explica.

Além disso, a graduação é uma oportunidade para esclarecer dúvidas de situações que ocorrem na prática dentro da propriedade. “Várias dúvidas que surgem em casa sobre um problema relacionado às atividades são levadas para a sala de aula, para serem respondidas. E com esse aprendizado é possível melhorar a prática ao nível de campo”, acrescenta o estudante.

Mazzon cita um exemplo que envolve essa relação, extremamente positiva para que a propriedade funcione da melhor forma possível. “Em aula, aprendi como coletar o solo para análise em laboratório, além da recomendação de calagem e adubação. Então, levei essa metodologia para o dia a dia, fiz a coleta e a recomendação, melhorando a eficiência da produção”, conta.

Entendendo o mercado
Para Mazzon, o entendimento teórico e o prático são essenciais para ter uma visão geral sobre como se comporta o mercado neste ramo, além de ser essencial para solucionar problemas específicos, sempre com embasamento científico. “Somente assim podemos buscar inovação e descobrir os nichos de mercado do agronegócio”, avalia. 
A experiência é reforçada pelo agrônomo e mestrando em Agronomia da UFSM-FW, Sidnei Teixeira Bairros, que junto com os pais, tem propriedade rural no interior do município. “As situações no campo não permanecem as mesmas todos os anos e, por conta disso, devemos buscar conhecimentos para lidar com essas mudanças da melhor forma possível”, afirma o agrônomo.

Bairros também cita um caso de sucesso que vivenciou por meio da interação entre universidade e campo, “Um bom exemplo foi a necessidade de buscar uma melhoria da qualidade do solo da propriedade, objetivando uma maior eficiência por meio do uso de adubação e calagem, utilizando agricultura de precisão e adubação orgânica como dejeto líquido de suínos e uso de plantas de cobertura”, finaliza o frederiquense.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai