Durante as primeiras semanas do mês de julho, o estudante de mestrado em Agronegócios, Kima Paulo Frederico Mabetana, realizou trabalho de investigação em Balama, província de Cabo Delgado no país de Moçambique. Com base em metodologia de pesquisa participante, o estudante de mestrado interagiu com agricultores/produtores da região. Kima, que é bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM Palmeira das Missões desde 2023.
Oriundo de Moçambique, Kima chegou como aluno regular ao PPGAGR por meio do Programa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o qual visa a mobilidade internacional de estudantes do mundo a virem fazer cursos em universidades brasileiras.
Neste ano, Kima está conduzindo a pesquisa da sua dissertação intitulada “Serviços de extensão rural em Moçambique: inovação, difusão e adoção tecnológica", sob orientação do docente do PPGAGR Nelson Guilherme Machado Pinto. Para Kima, “face à ineficácia, na prestação de serviços de extensão rural em Moçambique, principalmente na sua cobertura e qualidade de serviços prestados e a necessidade de produzir alimentos com vista à redução da fome e gerar receitas para o crescimento econômico do país, a sua dissertação tem como objetivo desenvolver, juntos com a comunidade, práticas inovadoras que possam contribuir para a melhoria da qualidade de prestação desses serviços, assim como na cobertura, visto que, são apontados como responsáveis pelo melhoramento dos níveis de produção e produtividade dos produtores/agricultores em todo o mundo e, em particular, em Moçambique”.
Para Nelson Guilherme Machado Pinto, orientador do trabalho, “trabalhos como o do nosso mestrando Kima mostram o grau de atuação da nossa universidade, que vai muito além do seu aspecto regional e torna-se global”. Após a finalização da pesquisa de campo, a previsão de defesa final da dissertação de Kima é para o final deste ano e início de 2025.