Um importante prêmio do Governo dos Estados Unidos foi entregue na terça-feira, 9, ao delegado de Polícia Civil, Diogo Tomczak Ferreira, em Porto Alegre, sendo ele o único agente brasileiro a receber o troféu ILEA Day. Diogo é titular da Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), de Passo Fundo, e esteve na capital para receber o reconhecimento, que foi indicado pelo sucesso operacional relacionado ao ano passado, durante a Operação Fim da Linha. Também esteve presente na cerimônia o cônsul-geral Interino do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Nelson H. Wu.
De acordo com Diogo, a Operação Fim da Linha, realizada em 2023 em vários Estados do Brasil, ganhou notoriedade dentro e fora do país, motivando a premiação na categoria Sucesso Operacional Excepcional. “Fui o único policial brasileiro a ser escolhido, e isso me deixa muito orgulhoso e grato. Agradeço ao apoio da minha família e também da equipe da Draco. Graças a eles, o trabalho e a dedicação, foi possível chegarmos aos resultados que deram ensejo a este reconhecimento”, disse.
O delegado também realizou, em março, um treinamento – International Law Enforcement Academy (ILEA) – junto à polícia dos Estados Unidos, em uma das bases do Governo Norte Americano, em El Salvador, na América Central. Na especialização, ele reforçou os conhecimentos nas técnicas de investigações em lavagem de dinheiro.
Diogo é natural de Seberi, filho do policial rodoviário federal, José Ferreira, e da dona de casa, Terezinha Tomczak Ferreira.