Para muitos, a paixão pelos cavalos e atividades como rodeios e cavalgadas pode fazer parte das atividades de lazer e de competições, além da participação em programações ligadas ao campeirismo gaúcho. Para outros, essa sinergia com o animal vai mais além, tornando-se não apenas uma profissão como também uma ferramenta para melhorar a vida de outras pessoas.
Charlise Maria da Silva, de Seberi, é uma dessas pessoas que proporcionado à região os benefícios da equoterapia. Formada em Psicologia, Pedagogia, Neuropsicologia e Equoterapia, ela também é instrutora de equitação. “Em 2006, após estágio voluntário na Apae de Frederico Westphalen e curso de equoterapia, surgiu a ideia de abrir o espaço. Como eu já possuía os cavalos, participava de cavalgadas e rodeios, resolvi unir a paixão por cavalos com o trabalho como psicóloga”, explica.
O Centro Equestre Charlise Maria está localizado na linha Bonita, em Seberi, e funciona desde 2022, prestando serviços como equoterapia, psicoterapia assistida com cavalos, aulas de equitação e avaliação neuropsicológica, que também é realizada em Frederico Westphalen. O acesso a todos os atendimentos é feito via agendamento.
O que é equoterapia?
É um recurso terapêutico que utiliza o cavalo, juntamente com as áreas da saúde, educação e equitação para promoção da saúde física, social e emocional, bem como para melhorar as funções cognitivas dos praticantes. A prática da equoterapia está Regulamentada pela LEI Nº 13.830, DE 13 DE maio de 2019. É indicado como tratamento para pessoas com necessidades especiais (físicas ou intelectuais), nos transtornos de desenvolvimento, síndromes genéticas, distúrbios de aprendizagem, depressão, estresse, fobias, medos e agressividade.
Conforme a profissional, a equoterapia é um trabalho que exige dedicação, investimento financeiro e uma equipe comprometida. “O que mais me realiza é ver a alegria e evolução dos alunos no processo terapêutico. Tenho o objetivo de poder oferecer a equoterapia a todas as pessoas, independentemente da situação econômica. Por isso, estou aberta a parcerias”, acrescenta a psicóloga.
Alguns benefícios da equoterapia são:
• melhora do equilíbrio e da postura;
• desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, com melhora da integração sensorial e motora;
• novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.