Publicidade
Lilian Niederauer
“A paixão pela Arquitetura falou mais alto”
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 28 de junho de 2024 às 15:35h
Atualizado em: sexta, 28 de junho de 2024 às 15:39h

Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Pelotas, a arquiteta Lilian Niederauer, além da vasta experiência, com pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, é apaixonada pela profissão que escolheu. 
A paixão pela Arquitetura é algo que está com Lilian há 30 anos e, nessa trajetória, ela já realizou muitas coisas. “Na época do vestibular fiz a escolha pelo curso de Arquitetura e Engenharia Civil. Como passei em ambos, cursei paralelamente por dois anos e meio o curso de Arquitetura, na Universidade Federal de Pelotas e o curso de Engenharia Civil na Universidade Católica de Pelotas. Contudo, a paixão pela Arquitetura falou mais alto. Minha experiência na área de arquitetura envolve projetos que não apenas transformam espaços físicos, mas também impactam positivamente no bem-estar e na vida das pessoas. Trabalhei em diversos projetos residenciais e comerciais, focando sempre em soluções que promovem conforto, funcionalidade e sustentabilidade. Uma satisfação maravilhosa! Sou apaixonada pelo meu trabalho e estou a todo tempo aprendendo e crescendo com toda essa tecnologia que podemos dispor atualmente”, conta. 
Hoje, Lilian tem seu trabalho voltado para a arquitetura de interiores. “É um trabalho de projetar e compor o ambiente com funcionalidade e conforto ao cliente que usufrui desse espaço. Nessa área, costumo realizar consultorias para clientes que desejam repaginar os ambientes. Acredito que cada momento da vida exige mudanças, e isso reflete também nos ambientes que frequentamos, a exemplo da nossa casa e ambiente de trabalho”, frisa. 

Publicidade

O alicerce de tudo
Natural de Santana do Livramento, mas há 24 anos uma frederiquense, Lilian também pode ser considerada uma mulher multitarefa, pois está sempre em movimento, em busca de mais qualificação, sem esquecer a sua essência de mãe, esposa, companheira, amiga, organizada e comprometida com os objetivos propostos, e para isso ela tem a família como a sua fortaleza.
– Família é o alicerce de tudo. Cada conquista é comemorada em conjunto e as dificuldades também superadas em conjunto. Os filhos cresceram e agora temos eles como companheiros, um orgulho para mim e o Mauri ver que eles se transformaram em pessoas boas – diz Lilian, que é casada há 32 anos com o oftalmologista Mauri Niederauer, e são pais da Stéphanie, que também é oftalmologista, especialista em Retina, e do Christopher, que está concluindo, neste mês, o curso de Medicina na Ulbra.

Outras paixões
Arquitetura é a arte de projetar e construir espaços que atendam às necessidades e aos desejos das pessoas. Arquitetura é também uma forma de expressão, de comunicação, de criatividade. E assim como a Arquitetura, para Lilian os livros também proporcionam uma gama de inspirações.
– Adoro livros! Estou no Clube do Livro da Vitrola há dois anos, onde compartilhamos perspectivas e insights sobre obras diversas, e além de promover o hábito da leitura, valorizo as interações sociais enriquecedoras desse grupo. Também gosto de jardinagem, especialmente de orquídeas. Estudo para aprimorar essa arte de ter o “dedo verde”. Além disso, tenho paixão por jogar xadrez, mas sou iniciante ainda. Acredito que precisamos nos permitir a novas experiências, fazer aquilo que nos faz bem, nos traz realizações – finaliza @lilianniederauer.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai