Os servidores de Novo Tiradentes participaram, na última quinta-feira, 20, do 4º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, em Planalto. Após a abertura, com o pronunciamento das autoridades locais, teve início a primeira palestra com o tema “Novo PIT e Educação Fiscal, entendendo a diferença da educação financeira”, com o técnico tributário da Receita Estadual Décio Rauber.
Logo após, palestrou Paulo Sanches sobre o tema “Nota Fiscal Gaúcha”, enfatizando a importância da participação da sociedade no programa que, além de auxiliar na redução da sonegação fiscal, ainda premia mensalmente os contribuintes cadastrados no programa. Na continuidade da programação palestrou Leandro Constantin Assessor Tributário, que abordou o tema “Educação Fiscal como prática constante de conhecimento”. Em seguida, servidores da cidade de Cacique Doble apresentaram as boas práticas adotadas no município, que propiciou que houvesse em aumento expressivo no número de munícipes cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha.
Na parte da tarde houve uma apresentação de alguns alunos do munícipio sobre a importância dos tributos e da necessidade de solicitar a Nota Fiscal. Logo em seguida, palestrou a técnica tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, sobre “Os desafios da Educação Fiscal nas Práticas Pedagógicas”. A participação dos servidores foi muito importante, pois busca qualificar a equipe para melhorar as práticas relacionadas ao Programa de Integração Fiscal (PIT) e promover o engajamento da sociedade na prática de solicitar a Nota Fiscal em suas compras e evitar a sonegação.