O Clube Independente de Planalto sediou, nesta quinta-feira, 20, o 4º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, reunindo cerca de 200 participantes, com representantes de 30 municípios – Almirante Tamandaré, Alpestre, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cacique Doble, Centenário, Constantina, Coqueiros do Sul, Derrubadas, Engenho Velho, Erval Seco, Frederico Westphalen, Jaboticaba, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Pontão, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Taquaruçu do Sul, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Novo Xingu.
A programação do seminário iniciou pela manhã, com recepção e coffee-break, seguida da abertura oficial, com pronunciamento de autoridades, palestras, apresentações de boas práticas, almoço e, à tarde, novas apresentações, palestra e encerramento com certificação. O prefeito do município, Cristiano Gnoatto, expressou sua gratidão pela presença de todos. "Estamos honrados em sediar esse evento. É uma satisfação, e um prazer muito grande para nós receber todos vocês em Planalto. Quem está aqui pela primeira vez ou quem já veio, que sejam muito bem-vindos”, disse.
O seminário teve como objetivo informar e capacitar cidadãos sobre a função social dos tributos, a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e a motivação para o exercício da cidadania plena por meio da educação fiscal. Para isso, os palestrantes abordaram diferentes assuntos sobre finanças.
O auditor fiscal da Receita Estadual, Décio Rauber, destacou pontos importantes sobre o Programa de Integração Tributária (PIT), o Índice de Participação dos Municípios (IPM) e o Índice de Educação. O disseminador do Programa Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, Paulo Roberto Sanchez, apresentou formas práticas de trabalhar e desenvolver a Nota Fiscal Gaúcha. Além disso, a técnica tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, enfatizou a importância dos projetos de educação fiscal.