A Corsan iniciou nesta segunda-feira, 10, a perfuração de um novo poço artesiano para atender os moradores de Alpestre. A estrutura fica no pátio da Unidade da Companhia e vai reforçar o abastecimento para as 1,4 mil famílias atendidas na cidade, além de proporcionar maior segurança ao sistema.
Atualmente, os moradores recebem água da estação de tratamento do município de Planalto, com captação no Rio do Mel. O investimento será de R$ 425 mil e a interligação ao sistema ocorrerá depois de todos os testes de vazão e de qualidade da água serem aprovados. Junto ao poço, haverá a estação de tratamento da água e de acionamento dos equipamentos elétricos.
Todos os projetos da companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto.
Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.