Representantes de 19 municípios da região estiveram reunidos na sede da Associação de Municípios da Zona de Produção (Amzop), na tarde da última quarta-feira, 8, para decidir as ações de apoio às cidades do Vale do Taquari atingidas pela enchente neste mês de maio. Foi definido que cada município irá destinar R$ 10 mil e, ainda, de forma conjunta, será organizada a destinação de caminhão-pipa com água potável.
A reunião, coordenada pelo adjunto da 7ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (CREPEDEC), soldado Charles Teixeira; o prefeito de Palmitinho e presidente da Amzop, Caetano Albarello; o vice-presidente da associação e prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos; e o também vice-presidente e prefeito de Erval Seco, Leonir Koche, foi realizada com a presença de representantes de 19 municípios, entre funcionários da Defesa Civil, servidores municipais e prefeitos.
As lideranças da região também debateram a utilização adequada dos recursos que estão sendo disponibilizados para os municípios, com decreto de situação de calamidade pública, priorizando a reparação dos danos nas estradas, pontes e bueiros. O último tema debatido foi o impacto da tragédia climática na economia gaúcha, refletindo no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cada município.