Na tarde de segunda-feira, 6, prefeitos da Amuceleiro realizaram reunião extraordinária, na sede da associação, em Três Passos, para buscar conjuntamente soluções que diminuam os prejuízos dos municípios da região Celeiro por conta da catástrofe climática, e também para verificar de que forma será possível auxiliar aqueles de outras regiões que tiveram danos mais severos.
Após a oitiva da assessoria jurídica, decidiu-se por unanimidade que, cada município da região, aderirá aos decretos de calamidade pública estadual e federal, ou fará seu próprio decreto, conforme as suas peculiaridades.
No mesmo sentido, entendeu-se que a entidade reforçará, junto às autoridades estaduais e federais, os pedidos dos municípios para recuperação de estradas e pontes danificadas, liberação de recursos, auxílio à agricultura e pecuária, inclusive para isenção do débito dos custeios e/ou redução de seus prazos, entre outras demandas.
Por fim, para intensificar as ações já tomadas nos municípios, a Amuceleiro aderirá integralmente a campanha de doações de recursos do estado do RS, via PIX, e serão instalados pontos de doações de alimentos, água e itens de higiene, em todas as prefeituras. Outras ações serão avaliadas nos próximos dias.
A Amuceleiro continuará trabalhando em favor dos municípios e da população da região Celeiro.