Devido o cenário de cheias e estragos nas vias, pontes e cabeceiras por ocasião das chuvas que superaram a casa dos 200 milímetros neste mês de maio, em Caiçara, e que por sua localização geográfica recebe ainda a água que escoa de boa parte da região, o prefeito Daniel Coelho dos Santos e o Chefe do Departamento da Defesa Civil de Caiçara, Daniel Rossato, trabalharam neste domingo, 5, no pedido de reconhecimento federal do decreto de emergência.
O município já teve o estado de emergência aceito pelo governo do Estado. Para o governo federal, o pedido oficial da Administração de Caiçara, ainda reitera a necessidade de auxiliar os atingidos com renegociação de dívidas, antecipação de benefícios, além das medidas costumeiras de auxílio tão necessária para atender aos necessitados.
O prefeito ainda participou na noite de domingo, de uma reunião on-line, com membros da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e os ministros do governo federal, para assim tratar as ações integradas entre as esferas.