Quem sabe um pouco da história do Ipiranga Futebol Clube sabe que ele nasceu da vontade de jovens frederiquenses que tinham, além de talento para o futebol, um sonho, um lugar para jogar bola. Foi um grupo de amigos que, em maio de 1957, durante um bate-papo em um bar da cidade, decidiu dar início a uma trajetória que não seria fácil, mas que traria muitas alegrias para a comunidade de Frederico Westphalen. Em uma assembleia com 47 assinaturas na ata, os amigos, liderados por Nicanor Silveira, que foi o primeiro presidente, criaram o Ipiranga Futebol Clube, com as cores verde e amarelo. A nova entidade ainda não tinha sede, e os encontros ocorriam na sala do Bar Harmonia. Assim, foi formada uma comissão, com a incumbência de encontrar uma área visando à construção de um estádio de futebol. Essa história foi preservada e registrada pelo pesquisador Wilson Ferigollo, no livro Driblando a Saudade, lançado em 2010. Ferigollo fez parte do grupo de fundadores do Ipiranga, participando e acompanhando as ações que levaram à construção da sede da entidade.
É claro que o surgimento do Ipiranga não foi só comemoração. Na época, o patrimônio do clube era um apito, uma bola, um terno de camisetas e calções. Como não havia estádio, os primeiros treinamentos ocorriam no campo do Itapagé, outros em áreas da família Bossoni. Entre os primeiros treinadores estão nomes como Adão Castanho, Nívio N. Ludwig, Edi P. Cerutti, Elso da Silva Salles, José Martins, Arlindo Mendonça, Noldir Paloschi, Antonio (Curto) Cerutti, José L. Pereira e Jorge Madruga, o primeiro treinador pago.
Foram longos anos de trabalho, muitas reuniões, diversas pessoas envolvidas de forma voluntária, o que fez a história do Clube Ipiranga ser reconhecida localmente e regionalmente. Um clube imponente, que desde os seus primeiros passos traz uma trajetória marcada por momentos memoráveis e conquistas, sendo reconhecido como um marco na área esportiva de Frederico Westphalen, um símbolo de união e superação.
Hoje, à frente do Clube Ipiranga, está José Atílio Bossoni como presidente, tendo a colaboração mútua dos demais membros da diretoria – Roberto Felin Júnior, Luiz Bernardo dos Santos, Marcio da Rosa e Edison Millan de Araujo. O clube está passando por melhorias na sua infraestrutura. Além da modernização e manutenção do sistema de iluminação, a sede também recebeu um novo tratamento na pintura, um novo ginásio Ivanildo Gazzoni, onde sua estrutura interna foi totalmente modificada, duas quadras de papel e uma de society foram colocadas, e em breve serão entregues à comunidade.
Jantar de Aniversário é adiado
Como forma de celebrar os seus 67 anos de existência, que completa neste domingo, 5 de maio, o clube realizaria neste sábado, 4, o Jantar de Aniversário e Dia das Mães, a mas em virtude das chuvas que atingem também a região, a direção optou por adiar o evento, e uma nova data deve ser marcada em breve.