A TV Aparecida vai apresentar nessa quinta-feira, 11, às 21 horas, em sinal aberto e também no seu canal do Youtube, o programa Arquivo A: Sementes Crioulas. O documentário foi gravado durante o mês de março, visitando experiências do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e organizações parceiras. Tendo como pauta principal a Festa da Semente Crioula, realizada em Seberi, no dia 16 de março, a equipe da TV Aparecida percorreu o Estado para mostrar aos telespectadores o trabalho dos camponeses gaúchos na defesa, multiplicação e partilha de suas sementes tradicionais.
O trabalho de reportagem foi executado pela jornalista Rafaela Caroline Lourenço Coutinho e pelo cinegrafista Carlos Augusto Pereira Aparecida. A coordenação esteve a cargo do jornalista Filipe Martins e a produção contou ainda com o trabalho de Letícia Hamacher e Beatriz Bedendo. A equipe foi acompanhada no RS pelo repórter do BdF-RS, o seberiense Marcos Antonio Corbari, e contou com o apoio do Instituto Cultural Padre Josimo.
O programa pode ser sintonizado em canal aberto, aplicativos de streaming nativos de smartvs e iptvs, bem como nas TVs por assinatura como SKY, NET, VIVO, Claro, Oi, GVT, KlinTV e Algar e alguns canais da NET. Outras opções para os interessados em assistir a veiculação do documentário é o Portal A12 (que tem a programação ao vivo no link: https://www.a12.com/tv/tv-ao-vivo) ou pelo canal da emissora no Youtube (pelo link youtube.com/tvaparecida). Para quem preferir assistir ao programa em outro momento, depois da veiculação na TV, o vídeo será disponibilizado pela TV Aparecida, na íntegra, no Youtube.
O programa Arquivo A: Sementes Crioulas é uma produção do departamento de jornalismo da TV Aparecida e foi realizado com o apoio da Creluz. Também apoiam a realização do documentário as demais organizações que somaram esforços para realizar a VII Festa da Semente Crioula e II Feira da Economia Solidária na condição de organizadores, apoiadores ou patrocinadores: MPA, Cooperbio, ANAC, Prefeitura de Seberi, FURG, MDA/Governo Federal, Caixa, ICPJ, Cooperfumos, Cáritas, MST, Admau, Sicredi, Cresol, Prisma Comunicação Visual, Sementes Origem Camponesa e projeto Alimergia.