Publicidade
Resgaste
3º Batalhão Ambiental resgata um Gambá-de-orelha-branca em FW
Animal invadiu o pátio de uma residência, no bairro Santo Inácio
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 08 de abril de 2024 às 13:20h
Atualizado em: segunda, 08 de abril de 2024 às 13:24h

A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) resgatou, no último dia 4, um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), no bairro Santo Inácio, em Frederico Westphalen, após ser acionada por um morador. O animal havia invadido o pátio da sua residência.

Publicidade

Os policiais militares chegaram no local e avistaram o animal silvestre dentro de um cesto. O Gambá foi resgatado e, após avaliação, verificou-se que não apresentava lesões ou ferimentos, sendo reinserido em seu habitat natural.

Sobre o Gambá

O Gambá-de-orelha-branca é um mamífero marsupial da fauna nativa brasileira. A fêmea possui uma “bolsa” onde os filhotes permanecem por quatro meses até completar seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes. 

Habitam florestas, formações arbustivas e campestres, sendo relativamente adaptados às formações urbanas. São excelentes escaladores, podendo ser vistos no alto das árvores, assim como utilizando os forros das residências como tocas. Andam, geralmente, solitários, e possuem hábitos noturnos. 

Auxiliam no controle de vetores de doenças e de animais peçonhentos, graças à imunidade que o Gambá tem ao veneno. É um animal tranquilo e não oferece risco à saúde humana. Apesar disso, tem dentes afiados e, ao ser tocado, irá tentar se defender mordendo. Por isso, evite manuseá-lo.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Batalhão Ambiental