A atleta de Ametista do Sul, Valentina Dandara Cassol de Oliveira, tem apenas 16 anos, mas já é um destaque no meio futebolístico. Suas habilidades, sem dúvidas, foram o que proporcionaram mais um momento especial em sua vida, no dia 1º de abril, quando ela assinou um contrato não-profissional com o Internacional, de Porto Alegre.
Em conversa com a equipe do jornal AU, Valentina disse estar realizando mais um sonho. “Comecei a jogar no campo do lado de casa, com cinco anos, e em escolinha com uns 10 anos. Fui para o gol e gostar, e continuei treinando nela. Com este contrato que acabei de assinar, é um ciclo que começou graças ao meu ex-treinador, Lucas Rocha, do Vila Nova, e meus pais, Cleo Antônio Oliveira e Katiane Cassol. Quero continuar evoluindo agora aqui no Inter e ficar focada nos meus objetivos, que é chegar à Seleção Brasileira. Com muita dedicação, foco e disciplina, sei que irei aprender muito aqui onde estou agora, com os técnicos, professores e com minhas parceiras de time”, disse.
Valentina vai jogar pela categoria sub-17 do Internacional, na posição de goleira, e já está residindo em Porto Alegre. “Me mudei na segunda-feira para a capital, por conta dos treinos e campeonatos. Um dia depois que assinei contrato iria começar a Liga de Desenvolvimento e já fui convocada para jogar o sub-16, e essa semana passei no hotel junto com o time do Inter para o campeonato”, conta a atleta.
Em Ametista do Sul, Valentina jogou pelo CMD Ametista do Sul, Anita Garibaldi (SC) e Vila Nova, de Passo Fundo, onde morava em uma casa de atleta antes de assinar com o Internacional. Entre os seus títulos mais importantes está o 1° lugar na Liga Catarinense Sub-14 de quadra; 1° lugar no Estadual Sub-15 de Quadra; 1° lugar na Dalponte Sub-15 de campo e quadra, entre outros. Ela está cadastrada no Programa Bolsa Atleta, da cidade de Ametista do Sul, recebendo valor mensal para auxiliar no custeio de suas despesas.