O Ministério da Saúde voltou a se manifestar sobre o não encaminhamento de doses da vacina contra a dengue para o Estado do Rio Grande do Sul. Na última semana, a pasta incluiu mais 154 municípios no planejamento de imunização contra a doença, mas o RS permaneceu fora do plano. Em nota, o ministério afirmou que os demais municípios do Brasil receberão a vacina assim que o governo federal tiver mais doses prontas.
No total, 930 mil doses do imunizante serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 contemplados com a recente ampliação. Sobre o motivo do não encaminhamento para o RS, o órgão informou que os critérios para a definição das cidades que receberão as doses seguem as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a pasta, entre os parâmetros estabelecidos estão os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes e o número de casos registrados desde julho de 2023. Atualmente, o RS contabiliza mais de 35 mil casos confirmados de dengue e 47 óbitos registrados pela doença.