Em uma reunião realizada na Câmara de Erval Seco, no último dia 15, com a presença de parlamentares da Região do Médio Alto Uruguai, foi reativada oficialmente a Associação das Câmaras de Vereadores do Médio e Alto Uruguai (Acvermau). No encontro, também foi eleita uma comissão provisória com oito vereadores, tendo como presidente, o vereador de Iraí, Paulo Martins.
Inicialmente, o presidente da UVB e do Legislativo iraiense, Gilson Conzatti, defendeu a importância da associação para a região, consequentemente sua reativação, considerando também a necessidade de fortalecer a vereança, bem como os parlamentos municipais em todo território brasileiro, com um trabalho coletivo para buscar uma construção do Brasil como nação.
Já o presidente da comissão, Paulo Martins, destacou sobre a importância dos vereadores dentro do contexto político, salientando que as pessoas procuram primeiro os parlamentares, buscando ajuda para solucionarem as demandas de suas comunidades. Martins ainda salientou que “tudo acontece nos municípios”, e quanto mais estiverem unidos, mais fortes serão para reivindicar junto aos governos melhorias, investimentos e atendimento às principais demandas da população regional.
A nova comissão provisória realizará os trabalhos de estruturação da entidade até o mês de novembro, e contará com todo o suporte da União do Vereadores do Brasil (UVB).
Comissão Provisória da Acvermau
Presidente: Vereador Paulo Martins, de Iraí;
Vice-presidente: Vereadora Mara Lúcia de Araújo Falcão, de Seberi;
2º Vice-presidente: Leuri Neumann, de Erval Seco;
1ª Secretária: Vereadora Josanete Stefanello dos Santos, de Caiçara;
2º Secretário: Adenilson da Rosa, de Vicente Dutra;
1º Membro Consultivo: Matheus Oliveira Boelter, de Dois Irmãos das Missões;
2º Membro Consultivo: Roberto Silveira, de Vicente Dutra;
3º Membro Consultivo: Ana Carolina Rossetti, de Alpestre.