Publicidade
Campesinato
Diversas atrações marcam a 7ª Festa da Semente Crioula neste sábado em Seberi
Programação, que também marca a 2ª Feira Regional de Economia Solidária, ocorre na linha Tesoura
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 15 de março de 2024 às 13:25h
Atualizado em: sexta, 15 de março de 2024 às 13:28h

O Movimento dos Pequenos Agricultores e Pequenas Agricultoras (MPA) e a cooperativa Cooperbio realizam neste sábado, 16, na sede da Cooperbio, em Seberi, a sétima edição da Festa da Semente Crioula e a segunda edição da Feira Regional de Economia Solidária. 

Publicidade

O engenheiro-agrônomo, que atualmente preside a Cooperbio, Marcos Joni de Oliveira, exalta o crescimento contínuo do evento e destaca a importância em celebrar as tradições do campesinato, evidenciando os responsáveis pela produção dos 70% dos alimentos que chegam à mesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Na edição de 2024, a organização conta com o apoio da Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), Prefeitura de Seberi, Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contando com o patrocínio oficial da Caixa e de Creluz, bem como com um grande grupo de apoiadores que viabilizam o evento.

Programação

A programação inicia a partir das 8 horas, contando com a Feira de Economia Solidária como primeira atração do dia, seguindo-se de apresentações culturais, pronunciamentos de autoridades, benção sobre as sementes e sobre os camponeses e camponesas que as guardam e multiplicam, almoço com cardápio típico, partilha das sementes na mesa comum e festejos populares até o fim do dia. 

No palco vão passar nomes como Antonio Gringo e Regina Wirtti, Pedro Munhoz, Ave Cantadeira, Odilon Ramos, Macarena Santamarta e Pedro Pinheiro. Artistas locais e regionais também devem subir ao palco. Segundo a técnica em Agropecuária e integrante da direção do MPA, Viviane Chiarello, o evento também conta com rodas de conversa e culinária tradicional.

Estão sendo esperadas delegações de toda a região sul, representantes de todo o Brasil e até mesmo do exterior, além de pesquisadores da Embrapa, universidades e institutos federais.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Cooperbio