Prefeitos da região participaram nesta quinta-feira, 14, na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em Seberi, da primeira reunião mensal de trabalho da entidade, sob a gestão do prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, que assumiu a presidência no fim de janeiro. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Amzop, Daniel Coelho, e pelo secretário-executivo, Gilmar Silva, devido à ausência do presidente, por motivo de saúde.
Na pauta do encontro foram tratados temas como o Sistema Integrados de Produção - Impacto do ajuste Sinief n°19/20 e a estimativa de perda no retorno de ICMS dos municípios da Amzop; e a terceirização e índice de folha de pagamento dos municípios, com a presença do auditor do Tribunal de Contas do RS (TCE/RS), Gerson Luis Batistella. Também houve a estreia da TV Amzop, com transmissão diretamente na página oficial da entidade.
Outro assunto debatido foi o ajuste na contribuição mensal dos municípios à entidade, em virtude da desfiliação da Amzop de 13 cidades, conforme ofício entregue à entidade durante a última assembleia-geral. De acordo com o documento, devem formar uma nova associação, os municípios de Ametista do Sul, Engenho Velho, Liberato Salzano, Nova Boa Vista, Planalto, Rio dos Índios, Rondinha, Três Palmeiras, Constantina, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Ronda Alta e Trindade do Sul.
Ficou decidido em reunião, devido à ausência de vários prefeitos que estavam em Porto Alegre para assinatura dos convênios no Programa Avançar 2, que o aumento na mensalidade dos municípios que permanecem na associação será votado em encontro no próximo dia 26.