A primeira faculdade do Paulo Ricardo Steinhorst Cézar foi a Engenharia Química, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mas ele não se identificou pela área e então desistiu da graduação. Foi aí neste tempo que o Direito “surgiu” na sua vida e hoje tem colocado ele em destaque na área.
– Por influência e incentivo do meu pai, Ariano dos Santos Cézar, ingressei no curso de Direito pelo Prouni, uma esfera de conhecimento que sempre me despertou muita curiosidade e determinação em estudar. Fiquei vislumbrado com o curso, as portas que ele abre e os diversos rumos que podem ser escolhidos ao longo da vida – conta.
Paixão pelo direito administrativo
Paulo tem 24 anos, é de Erval Seco, e cursou Direito na URI/FW. Ainda quando estava no 9º semestre, passou na prova da OAB-RS. Atualmente, está cursando duas pós-graduações, uma delas em Direito Administrativo e em Advocacia na Fazenda Pública.
– Minha área de paixão é o direito administrativo, em especial voltado à atuação em direito municipal. Futuramente, pretendo cursar uma pós-graduação em Processo Civil. Hoje, atuo no cargo de auxiliar administrativo, no Poder Executivo de Constantina. Tive vínculo com o município de Erval Seco, de 2019 a 2024, exercendo estágio na Procuradoria, sendo também secretário-adjunto da administração e coordenação geral, e após, chefe de gabinete. Em pouco tempo, dependendo das nomeações, distâncias e até mesmo salários, pretendo assumir o cargo de procurador municipal – frisa.
Concursos
No período de um ano – 2023 a 2024 –, Paulo prestou 10 concursos, e tem se destacado nas aprovações. “Obtive aprovações e em alguns ótima colocação, e continuarei a prestar concursos. Passei como agente de licitação e contratos, em Irani; procurador jurídico, em Esperança do Sul; auxiliar administrativo, em Constantina; agente de licitações, em Palmitinho; procurador, em Faxinal; e oficial administrativo, em Vista Gaúcha. Em pouco tempo, pretendo assumir o cargo de procurador municipal, que depende de alguns fatores e de concursos previstos que ainda irei prestar. A médio prazo, pretendo alcançar o cargo de procurador municipal em grandes centros urbanos, regiões metropolitanas. Sendo um desafio que irei enfrentar futuramente, pois em toda minha vida morei em cidades pequenas e fiquei acomodado ao interior. O comodismo é ótimo, é confortante, mas considero essencial sair dele e evoluir, ter novas experiências, desafios”, acrescenta.
Ainda segundo Paulo, até seus 35 anos, ele pretende ser nomeado e investir em cargos públicos maiores, na mesma área, como advogado-geral da União ou procurador-geral do Estado. “Também tenho uma enorme admiração e sinto vontade pelo cargo de auditor público externo, na área do Direito, nos Tribunais de Contas Estaduais. Para isso, preciso ainda mais reforçar minha bagagem teórica, prática e outros aspectos, que exigem uma evolução progressiva”, complementa.
A base
Além do pai Ariano, para que Paulo chegasse onde está hoje, ele também destaca o apoio das tias Rozane e Elaine, a namorada Milena, professores e amigos que fez ao longo da faculdade e no trabalho. “Todos têm um peso muito importante na minha trajetória. Meu pai e as duas tias, que me auxiliaram inclusive financeiramente, me deram todo o apoio que podiam para me ajudar, é a eles a quem deverei retribuir a tudo isso. Embora distante por muitos períodos, por conta da separação, minha mãe Carla me auxiliou, da forma que ela pôde e nas suas condições. A Milena foi e é minha base de apoio emocional, que me motiva a acordar todos os dias e buscar o melhor para nossas vidas”, cita.
E para aqueles que têm o sonho de seguir uma carreira de destaque, Paulo deixa um recado. “Estudem, apesar de qualquer dificuldade, e não desistam. Os conhecimentos que vamos acumulando nunca serão perdidos, eles agregarão em nossas vidas”, finaliza.