Publicidade
Alerta
Golpistas tentam se passar por membros de escritório de advocacia de FW
OAB/FW orienta clientes a procurarem advogados pessoalmente, para evitar prejuízos
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 23 de fevereiro de 2024 às 11:33h
Atualizado em: sexta, 23 de fevereiro de 2024 às 11:37h

Na semana que passou, mais uma tentativa de golpe foi registrada em Frederico Westphalen, envolvendo criminosos que tentavam se passar por membros de um renomado escritório de advocacia do município. 

Publicidade

Conforme o alerta divulgado pela empresa em suas redes sociais, os golpistas, utilizando um número de WhatsApp que não pertencia ao escritório, entravam em contato com possíveis clientes e, mediante uma falsa comunicação de andamento de um suposto processo, solicitavam o depósito de determinado valor, uma prática que não é verdadeira, já que o escritório não solicita pagamento desta forma. Por isso, a orientação é para que o cliente desconfie e procure a empresa presencialmente ou pelos números de telefone já conhecidos para esclarecer a situação.

Sobre o caso, a presidente da OAB/FW, Patricia Stieven, confirmou que, nos últimos meses há ocorrências deste tipo de tentativa de golpe na região. Normalmente, a prática golpista envolve solicitações de pagamentos para supostos processos judiciais envolvendo o INSS, por exemplo.

– Os criminosos se apresentam como advogados e, como alguns processos judiciais não são segredo de justiça, o acesso é público. Então, o golpista tem o número de uma ação real, bem como o nome do advogado ou escritório de advocacia e até dos valores que envolvem o processo verdadeiro. A vítima recebe o contato por um número que tem a foto ou logo do escritório ou até do seu advogado pedindo para que seja depositado ou transferido um valor em dinheiro e acaba acreditando – observa Patricia.

Cuidados e denúncias

A profissional reforça o alerta que para os casos de processos judiciais, não é preciso pagar para receber o valor da ação. “Não existe nenhuma taxa para que esse valor seja liberado. Toda vez que o cidadão receber um pedido de pagamento relacionado a processos judiciais, a orientação é para que vá até o escritório do seu advogado”, orienta a presidente da OAB/FW.

Para auxiliar, a OAB/RS criou um canal de denúncias: denunciagolpes@oabrs.org.br.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai