A União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade máxima dos vereadores, promoveu na última quarta-feira, 24, uma audiência pública, objetivando debater a retomada das atividades da Associação das Câmaras de Vereadores do Médio e Alto Uruguai (Acvermau), que no momento se encontra inativa. A reunião, realizada na Câmara Municipal de Iraí, contou com a presença de vereadores dos municípios de Iraí, Erval Seco, Alpestre e de Vicente Dutra.
No encontro, conduzido pelo presidente da UVB e do Legislativo iraiense, o vereador Gilson Conzatti, os legisladores da região discutiram a retomada das atividades da entidade. Conzatti defendeu a importância da associação para a região, consequentemente sua reativação, considerando também a necessidade de fortalecer a vereança e consequentemente os parlamentos municipais em todo território brasileiro, com um trabalho coletivo para buscar uma construção do Brasil como Nação.
Por fim, foi criada uma comissão de mobilização da Acvermau, tendo como membros o vereador Paulo Martins representando a Câmara de Iraí, representando a Câmara de Alpestre a vereadora Ana Carolina Rossetti, representando a Câmara de Vicente Dutra o vereador Roberto Silveira e representando a Câmara de Erval Seco o vereador Leuri Neumann. Também ficou definido que haverá uma mobilização para realização de uma reunião no próximo dia 15 de março, às 19 horas, na Câmara de Vereadores do município de Erval Seco.