Em assembleia geral realizada na tarde desta terça-feira, 30, na sede da entidade, em Seberi, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) definiu o seu novo presidente para a gestão de 2024. O prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello (PDT), foi eleito para assumir o cargo até então ocupado pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing.
Conforme acordo entre os gestores, os partidos com o maior número de prefeitos eleitos na região definem, em sequência, os presidentes da entidade, cabendo, neste ano, ao PDT essa tarefa. Ainda fazem parte da diretoria, o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho (PDT), como primeiro-vice-presidente; prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso (MDB), como segundo-vice-presidente; prefeito de Cerro Grande, Álvaro Decarli (PP), como primeiro-secretário; prefeito de Jaboticaba, Luiz Cloves Molinari Silva (PP), como segundo-secretário e o prefeito de Erval Seco, Leonir Koche (PSDB), como tesoureiro.
O Conselho Fiscal será formado pelos prefeitos de Novo Xingu, Jaime Martini; de São Pedro das Missões, Antonio Ferreira da Silva e de Alpestre, Valdir Zasso. Como suplentes vão responder, os prefeitos de Pinheirinho do Vale, Nelbo Appel; de Rodeio Bonito, Paulo Duarte e de Seberi, Adilson Balestrin.
– Com certeza não vai faltar trabalho e força em favor das demandas da região neste ano. Temos pautas importantes como as perdas no ICMS e a questão da reforma tributária, que está em andamento, mas é um tema que ninguém conhece bem, não se sabe ao certo o que vai acontecer. O que sabemos é que, especialmente, para os pequenos municípios, deverá ser algo prejudicial – adiantou Albarello sobre as lutas da entidade para este ano.
O secretário-executivo da entidade deverá ser o ex-prefeito de Ametista do Sul, que também é o superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, Gilmar da Silva. Como assessor de imprensa, o comunicador José Luís Queiroz assumirá a função.
Prestação de contas
O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, destacou que foi um ano muito desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. “Saímos mais amadurecidos a partir dessa experiência, com uma rede de contatos maior, e o ganho pessoal é imenso”, comentou o gestor. Na ocasião, também foram apresentadas as principais atividades realizadas durante o ano passado, bem como entregue um relatório da gestão aos presentes.
Na reunião, também foi aprovada a criação de um conselho regional de controle interno para a Amzop, para fortalecer os setores nos municípios da região e relatado alguns detalhes sobre o funcionamento do Conselho dos Dirigentes de Cultura da Amzop, e a eleição do presidente do órgão, Fernando Pertuzatti, como delegado estadual para participar da Conferência Nacional de Cultura, que ocorre no mês de março, em Brasília.