Publicidade
Infraestrutura
Obra de asfaltamento da ERS-591 segue dentro do cronograma
Previsão do Daer é de que os trabalhos sejam concluídos até dezembro deste ano
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 26 de janeiro de 2024 às 10:29h
Atualizado em: sexta, 26 de janeiro de 2024 às 10:31h

Máquinas, caminhões, trabalhadores e muitas intervenções em andamento mostram a realidade de uma obra que até há pouco tempo era apenas um sonho da região. Os trabalhos para asfaltamento da ERS-591, entre o Distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, e Ametista do Sul, iniciados em maio do ano passado, seguem conforme o cronograma. A empresa responsável é a Encopav Engenharia Ltda.

Publicidade

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), até o momento, foi efetuada a limpeza da faixa de domínio de toda a obra, em uma extensão de 10,4 quilômetros. Também foi iniciada a terraplanagem em diversos pontos, com detonação das rochas para adequação da inclinação da rodovia. Também foram implantados dispositivos de drenagem em diversos pontos, com a realocação de postes de energia que interferiam na execução, faltando as estruturas que pertencem à RGE.

Nesta semana, as equipes de trabalho deram sequência aos serviços de terraplanagem, drenagem, execução da camada de macadame e detonação de rochas. Já as próximas fases contemplam a camada final de terraplanagem, colocação de sub-base e conclusão da implantação dos dispositivos de drenagem. Segundo o Daer, ainda existe um grande volume de material rochoso a ser detonado ou desmontado para regularização do subleito da rodovia.

O investimento para o asfaltamento do trecho, até o momento, chega a R$ 3.666.727,23, de um total estimado em R$ 13 milhões. A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro de 2024.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai